Ministro Poiares Maduro visita Vila do Bispo

Ministro Poiares Maduro visita Vila do Bispo

189
PARTILHE
Visita Poiares Maduro
David Santos, Adelino Soares, Poiares Maduro e Alexandra Gonçalves em Sagres

O ministro-adjunto do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, deslocou-se ao município de Vila do Bispo, no passado sábado, onde ficou a conhecer de perto o projecto de Requalificação e Valorização do Promontório de Sagres.

O membro do Governo foi recebido pelo presidente da autarquia local, Adelino Soares, pela directora regional da Cultura do Algarve, Alexandra Gonçalves, pelo presidente da CCDR Algarve, David Santos, entre outros representantes de instituições públicas regionais.

A visita insere-se no âmbito do Roteiro pelos Territórios de Baixa Densidade e tem como “objectivo conhecer e dar destaque aos territórios e às ‘boas práticas’ no domínio de iniciativas públicas e empresariais do interior algarvio, que têm por base a valorização dos seus recursos endógenos, a identidade das suas populações, e a sua riqueza patrimonial”, explica a autarquia local em nota de imprensa.

Relativamente ao projecto visitado no município de Vila do Bispo pelo ministro, Poiares Maduro, actualmente, estão a decorrer as obras de reabilitação das muralhas e execução da iluminação cénica da Fortaleza de Sagres, intervenção que terá um custo superior a 635 mil euros. Com a execução desta empreitada concluir-se-á a primeira fase do programa de Requalificação e Valorização do Promontório de Sagres iniciado em 2009.

Em curso obras de reabilitação das muralhas

Segundo informa a autarquia, os “trabalhos a realizar nesta empreitada visam restabelecer as condições de conservação dos diferentes elementos que constituem a Fortaleza”, esta obra visa a “reabilitação dos revestimentos dos panos da muralha, a conservação do portal da frontaria e do relógio de sol, a reabilitação dos revestimentos exteriores e interiores da Igreja de Nossa Senhora da Graça, a conservação dos canhões, a substituição dos carros de apoio dos canhões, a reabilitação do pavimento nas áreas de bateria e a iluminação cénica do monumento”.

A Requalificação e Valorização do Promontório de Sagres, integrada numa intervenção de fundo que pretende tirar partido das múltiplas potencialidades do conjunto, teve um investimento na primeira fase de 3 milhões, 999 mil e 399 euros e contou com o apoio financeiro do Programa de Intervenção do Turismo (PIT), do Turismo de Portugal e dos programas PIPITAL e QREN, do POAlgarve 21.

No decorrer da visita, o presidente vila-bispense Adelino Soares, apelou para que o “Governo Central levasse a bom porto a execução da segunda fase deste projecto, avaliado em cerca de 4 milhões de euros”.

Trata-se de uma obra extremamente importante para a Fortaleza de Sagres e para a região, pois é dos monumentos mais visitados do país. Poiares Maduro concordou, referindo que só com estes investimentos se combate os territórios mais desfavorecidos e de Baixa Densidade.

 

Facebook Comments

Comentários no Facebook