‘Noites d’Encanto’ regressam a Cacela Velha

‘Noites d’Encanto’ regressam a Cacela Velha

308
PARTILHE
Cerca de 60 artesãos de diferentes países dão a conhecer os seus produtos aos visitantes
Cerca de 60 artesãos de diferentes países dão a conhecer os seus produtos aos visitantes

As “Noites d’Encanto” regressam a Cacela Velha, entre 17 e 20 de Julho, trazendo a esta vila histórica, os sons, cheiros, cores e tradições do Mediterrâneo.

Com a Ria Formosa como pano de fundo, o evento revisita os tempos em que a população moura tinha um importante peso no sul do território, cujas marcas continuam a reflectir-se nos hábitos, nos costumes e nas paisagens.

Assim, durante quatro dias, a cultura do Oriente irá reflectir-se nos múltiplos recantos de Cacela Velha com coloridos mercados (souk), salões de chá, exposições, documentários e concertos diários, recriando desta forma a tolerância e a convivialidade que distinguiram a história do antigo al-Andalus.

Cerca de 60 artesãos de diferentes países (Portugal, Marrocos, Tunísia, Argélia, Egipto, Espanha e Itália) irão dar vida ao mercado, trazendo produtos tão diversos como tapetes, acessórios de decoração, chás e especiarias, trabalhando ainda ao vivo as artes que herdaram do legado islâmico.

- Pub -

O programa inclui animação de rua, música e dança sufi, danças orientais e tribais com ritual de fogo e workshops de danças do ventre e de percussões árabes.

Gastronomia tem espaço de relevo

Nas “Noites d’Encanto” a gastronomia terá um espaço de relevo com alguns clássicos da cozinha marroquina, como couscous, espetadas e kebab. Paralelamente, será instalado um salão de chá com doces da Síria e Marrocos.

Diariamente, a partir das 19.30, os finais de tarde irão convidar à conversa sobre temas tão diferentes como “O quotidiano na Cacela Islâmica”, “Os gestos comuns do quotidiano entre Portugal e Marrocos”, os “Instrumentos Musicais do al-Andalus” ou “A arte da caligrafia árabe”.

O roteiro musical inclui espectáculos no antigo cemitério, a partir das 21.30, com Yacobian; os guitarristas José Alegre e Zé Francisco; o concerto “Melodias do al-Andalus”, com Emilio Villalba e o espectáculo “Sonidos de Sefarad”, com Milo ke Mandarine.

Ao final da tarde, haverá ainda passeios de burro, numa alusão à sua importância para o transporte das mercadorias que chegavam em barcos vindos do Levante.

As “Noites d’Encanto” são uma organização conjunta da Câmara de Vila Real de Santo António / Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela (CIIPC), da Ibérica – Eventos e Espectáculos e da Associação de Defesa do Património de Cacela (Adrip).

A entrada é livre, à excepção dos espectáculos musicais, que terão o valor unitário de dois ou cinco euros.

 

Facebook Comments

Comentários no Facebook