Reitor da UAlg fala sobre teatro em Loulé

Reitor da UAlg fala sobre teatro em Loulé

277
PARTILHE
Reitor
António Branco aborda temática ‘Mestres e Discípulos no Teatro’

O reitor da Universidade do Algarve, António Branco, é o próximo convidado do Ciclo de Conferências “Mestres e Discípulos nas Artes, nas Ciências, nas Humanidades”, numa sessão que decorre no próximo sábado, pelas 11 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com o tema “Mestres e Discípulos no Teatro”.

“A História do Teatro, sobretudo a partir do final do século XIX, está repleta de exemplos de grandes actores e encenadores que, nos seus testemunhos públicos, referem com grande devoção o papel que o Mestre teve na sua formação e nas escolhas (artísticas e filosóficas) mais determinantes para o caminho que, a partir daí, passaram a percorrer. Em muitos desses testemunhos, o Mestre aparece como uma figura de tal modo poderosa na vida do discípulo que é capaz de provocar nele uma epifania de efeito duradouro, transformando totalmente a vida desse artista a partir do momento em que se dá o encontro. Por isso, esse encontro assume frequentemente, nas palavras que os discípulos usam para o descrever, uma natureza transcendente, criando neles a necessidade de passar a outros o legado recebido do Mestre”, explica a autarquia de Loulé em nota de imprensa enviada às redacções.

“Em consequência dessa urgência, alguns desses discípulos transformam-se mais tarde em mestres de outros discípulos, criando-se assim uma sequência de indivíduos historicamente identificáveis que, conjuntamente, formam aquilo a que o conferencista chama uma ‘linhagem’”, lê-se na nota de imprensa.

António Branco apresentará alguns exemplos concretos desse fenómeno e analisá-los-á com base em critérios históricos, antropológicos, semióticos e artísticos, procurando definir alguns padrões comuns a muitas dessas linhagens historicamente identificáveis na História do Teatro do século XX.

- Pub -

A conferência tem entrada livre.

Facebook Comments

Comentários no Facebook