Sessão de culinária desvenda segredos da alfarroba

Sessão de culinária desvenda segredos da alfarroba

220
PARTILHE
A alfarroba é um dos ingredientes principais da doçaria algarvia
A alfarroba é um dos ingredientes principais da doçaria algarvia

Uma demonstração culinária dedicada à alfarroba, sob a orientação de Ana Mercês Sota, vai ter lugar no próximo dia 9 de Agosto, pelas 11 horas, no Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria.

O encontro vai permitir aos participantes aprenderem a fazer um pudim de alfarroba e descobrir alguns segredos da doçaria feita com este fruto.

A alfarroba, um dos frutos do tradicional pomar de sequeiro algarvio, foi, desde sempre, apreciada pelo seu valor alimentar e pela sua doçura.

Para além do uso em rações dos animais e no fabrico de aguardente e xaropes, servia, segundo o testemunho de Silva Lopes, no século XIX, “também de alimento à gente pobre, e torrada não deixa de ser saborosa”.

- Pub -

Se, antigamente, era consumida sem muitos preparos culinários, actualmente, é o ingrediente principal de parte da doçaria algarvia.

A inscrição na acção é gratuita e obrigatória e destina-se ao público em geral.

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição e remeter ao Serviço Educativo do Museu Municipal de Tavira, através do email edu.museus@cm-tavira.pt ou entregar na recepção do Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria (aberto de terça-feira a sábado, das 9.30 às 12.30 e das 15 às 18.30 horas).

Mais informações podem ser obtidas através do número 281 320 500 (ext. 2305).

Facebook Comments

Comentários no Facebook