Tavira recebe Semana de Empreendedorismo e Inovação em Outubro

Tavira recebe Semana de Empreendedorismo e Inovação em Outubro

247
PARTILHE
Luís Nunes, Jorge Botelho e João Pedro Rodrigues na conferência comemorativa do primeiro aniversário do Level Up
Luís Nunes, Jorge Botelho e João Pedro Rodrigues na conferência comemorativa do primeiro aniversário do Level Up

O Level Up – Centro de Negócios e incubadora de empresas de Tavira assinalou na passada sexta-feira, dia 25, o seu primeiro aniversário, com a conferência “Da ideia à empresa”, no auditório da Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, e o anúncio da 1ª Semana de Empreendedorismo e Inovação.

Criado em Julho de 2013 com o objectivo de promover uma cultura de empreendedorismo e capacitação organizacional, o Centro de Negócios tem vindo a desenvolver um extenso e importante trabalho de apoio aos empresários da região na fase de arranque dos seus projectos, conforme reforçou Luís Nunes, presidente do Conselho de Administração da EMPET – Parques Empresariais de Tavira, EM.

Durante a conferência, com a moderação de Hugo Barros do CRIA – UAlg, foram apresentados os casos das startups Angulata – Maternidade de Ostras, Sunset Eco – Hostel e Santa Luzia Coop, exemplos de ideias de negócio, que viram o seu valor reconhecido no concurso Ideia Caixa.

Os projectos, ainda em fase embrionária, demonstraram espírito de iniciativa, e uma forte ligação às actividades da região, nomeadamente ao turismo e à economia do mar, no que é a valorização dos factores de inovação e recursos endógenos.

- Pub -

O primeiro aniversário foi igualmente assinalado com o anúncio, por João Pedro Rodrigues, vereador do Urbanismo, Inovação e Empreendedorismo, do projecto “Semana EI UP”, que irá decorrer entre os dias 15 e 17 de Outubro no Parque de Exposições de Tavira e na Universidade do Algarve.

‘Semana EI UP’ integra várias actividades

 O evento, dirigido aos jovens do concelho e da região com interesse nas áreas do empreendedorismo, inovação, gestão e liderança, vai ser organizado pela Câmara de Tavira com a colaboração da EMPET e o apoio do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia, da UAlg, do IEFP, da ANJE, da CCDR Algarve e do IAPMEI.

“É indiscutível a importância que o empreendedorismo adquiriu nos dias de hoje. Torna-se, por isso, um dever nosso – autarquia, instituições, escolas, universidades – criar condições para que seja incentivado e ensinado desde cedo”, começou por dizer João Pedro Rodrigues, justificando a pertinência de um evento desta natureza. “Trata-se de um projecto ambicioso, mas oportuno e necessário, focado nos jovens do concelho e da região”.

A Semana EI UP vai ser composta por várias actividades, incluindo seminários temáticos, um concurso para apresentação de ideias inovadoras – o Stand Up Idea –, de onde será escolhido um vencedor, uma mostra com representantes do tecido empresarial e institucional do concelho e o Lab Tour, uma acção que pretende proporcionar aos jovens a possibilidade de visitarem as empresas da região e conviver de perto com os seus profissionais.

A Semana EI UP cria, ainda, o prémio “Empreendedor Level UP”. Esta distinção será atribuída a um empreendedor da região, como forma de reconhecimento da sua capacidade de iniciativa, dinamismo e espírito de liderança, e, também, pelo contributo para o desenvolvimento local e regional.

Esta iniciativa pretende ser, de acordo com o vereador do Empreendedorismo, “um espaço de aprendizagem, de partilha de conhecimentos e de ideias inovadoras, de motivação e inspiração, de promoção de competências e de desenvolvimento do espírito de equipa”.

A encerrar a sessão o presidente da autarquia tavirense, Jorge Botelho, fez questão de reconhecer o trabalho desenvolvido pelo Centro de Negócios – Level Up neste último ano, relembrando que o projecto Ativar Tavira é um valor acrescentado para o município, mas essencialmente é um apoio incondicional às empresas e empresários que querem investir no concelho. “A autarquia é um parceiro activo das empresas. Criar ou alavancar um negócio é um processo tão difícil quanto arriscado por isso envolvam a autarquia, ninguém precisa de estar sozinho neste caminho do empreendedorismo”, afirmou.

 

Facebook Comments
PARTILHE
Email: jornalpostal@gmail.com

Comentários no Facebook