Alcoutim promove concurso do figo da índia

Alcoutim promove concurso do figo da índia

222
PARTILHE
Cada concorrente pode apresentar uma receita original
Cada concorrente pode apresentar apenas uma receita original

Martim Longo recebe, no próximo dia 6 de Setembro, a 4ª edição do concurso “Aromas e Sabores com Figo da Índia”, visando a promoção dos produtos locais, a divulgação das tradições gastronómicas e a sustentabilidade social e económica do concelho de Alcoutim.

O concurso tem como “mote principal a sensibilização das populações para a importância estratégica dos produtos endógenos, como o figo da Índia, o mel, a alfarroba, a amêndoa e a bolota, no contexto do desenvolvimento do Nordeste Algarvio”, explica a autarquia alcouteneja.

O grande objectivo passa por incentivar a inovação e o empreendedorismo de modo a aproveitar os produtos autóctones e a sustentabilidade local, valorizando os saberes milenares da Dieta Mediterrânica.

“Cada concorrente pode apresentar apenas uma receita original. Serão admitidas a concurso as receitas que contenham na sua confecção o fruto figo da Índia numa percentagem igual ou superior a 30%, que serão avaliados por um júri composto por chefs internacionais e representantes da Confraria dos Gastrónomos do Algarve”, informa a mesma fonte.

- Pub -

No final, serão eleitas as três receitas que obtiverem as pontuações mais elevadas. O primeiro classificado ganhará um jantar para duas pessoas, no restaurante S. Gabriel, na Quinta do Lago, em Almancil, e um prémio pecuniário no valor de 250 euros. Ao segundo classificado cabe o prémio de um fim-de-semana para duas pessoas, no Hotel Hilton, em Vilamoura. O terceiro classificado receberá um fim de semana para duas pessoas, com pequeno-almoço incluído, no Hotel Apartamento do Golf, em Vilamoura (excepto os meses de Junho, Julho e Agosto). Além destes, haverá o prémio inovação que oferece um fim-de-semana na Pousada da Juventude de Alcoutim e um passeio de barco no rio Guadiana.

As inscrições podem ser feitas até dia 3 de Setembro, na Junta de Freguesia de Martim Longo, na Câmara de Alcoutim ou através da internet em www.figodaindia.blogspot.com ou em www.cm-alcoutim.pt.

A organização do evento está a cabo da Câmara de Alcoutim, Junta de Freguesia de Martim Longo, APROFIP – Associação de Produtores de Figo da Índia Portugueses e ADECMAR – Associação de Desenvolvimento Etnográfico Cultural de Martim Longo.

Facebook Comments

Comentários no Facebook