Banho Santo volta à praia da Manta Rota

Banho Santo volta à praia da Manta Rota

288
PARTILHE
A recriação histórica do ‘Banho Santo’ atrai centenas de curiosos à praia da Manta Rota
A recriação histórica do ‘Banho Santo’ atrai centenas de curiosos à praia da Manta Rota

As tradicionais festas de Verão em honra de São João da Degola regressam à praia da Manta Rota, entre os dias 27 e 31 de Agosto, com um programa de animação que inclui bailes, concertos, um concurso de fados, folclore e fogo-de-artifício.

O afamado ‘Banho Santo’ é um encontro que se realiza anualmente a 29 de Agosto, assinalando a data em que, segundo a tradição, São João Baptista foi degolado. Em anos idos, este era o dia em que as gentes oriundas da serra algarvia se deslocavam até à praia, acompanhadas dos seus animais de carga, para “dar banho”.

A cerimónia não deixa de parte os animais de carga e transporte, as indumentárias tradicionais – como as vestes compridas e os chapéus de palha -, nem esquece o piquenique com produtos genuinamente algarvios.

O programa de festas tem início na quarta-feira, dia 27, com a primeira eliminatória do VII Concurso de Fado Amador de Vila Real de Santo António, às 21 horas. Já na quinta-feira à noite o serão está reservado para o baile e para a valsa a prémio.

- Pub -

Na sexta-feira, dia 29, a programação começa com o Banho Santo, às 11 horas, na praia da Manta Rota. Às 18, há procissão e missa ao ar livre em honra de São João Batista. Às 21 horas tem início o baile, seguindo-se a celebração do XIII aniversário do Rancho Folclórico Praia da Manta Rota. Às 23.30 sobe ao palco o grupo “Dyran & Los Angeles de La Havana”, seguindo-se um espectáculo de fogo-de-artifício, à meia-noite.

No dia 30, a partir das 21.30, o programa é integralmente dedicado ao XII Festival de Folclore da Praia da Manta Rota, que este ano conta com quatro grupos convidados. No domingo, as festas encerram com um espectáculo do grupo de dança “Arutla” e baile com o “Duo Reflexo”.

Todos os espectáculos têm lugar no largo frente ao Centro de Artes e Ofícios (edifício do antigo casino) e são de entrada livre.

As festas em honra de São João da Degola são organizadas pela associação “A Manta” e têm o apoio da Câmara de Vila Real de Santo António, da Junta de Freguesia de Vila Nova de Cacela e de outras entidades e empresas locais.

 

Facebook Comments

Comentários no Facebook