Bombeiros de Monchique celebram aniversário com nova viatura

Bombeiros de Monchique celebram aniversário com nova viatura

350
PARTILHE
Soldados da paz receberam equipamento novo em Monchique
Soldados da paz receberam equipamento novo em Monchique

A Câmara Municipal de Monchique entregou aos bombeiros locais um novo autotanque e equipamento individual de protecção anti-fogo por ocasião da celebração dos 81 anos dos bombeiros voluntários.

O novo veículo de combate a fogos florestais foi adquirido ao abrigo do Acordo Quadro para fornecimento de veículos de combate a incêndios no âmbito da candidatura para o “Reequipamento Estratégico da Protecção Civil do Algarve”, apresentada pela Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) ao PO Algarve 21.

Esta nova viatura e os equipamentos individuais juntam-se ao veículo de Comando Operacional Táctico (VCOT), equipamentos de comunicações, assim como vários equipamentos para a base de apoio distrital, entretanto já entregues.

Na cerimónia que decorreu no quartel da corporação monchiquense Rui André, presidente da autarquia local, lembrou que Para Rui André, “os Bombeiros Voluntários de Monchique são o verdadeiro braço armado da Protecção Civil Municipal. Em todos os momentos que a minha condição de presidente da Câmara proporcionou ao longo dos últimos anos, encontrei sempre homens e mulheres empenhados, disponíveis, prontos na acção e operacionais na resposta”.

Foram ainda entregues aos soldados da paz que velam pela segurança do concelho de Monchique, e dos concelhos limítrofes no âmbito da estratégia de resposta triangulada a incêndios actualmente aplicada pelas corporações de bombeiros, 47 conjuntos de equipamento para uso dos bombeiros que vêm colmatar algumas dificuldades sentidas pelos operacionais e aumentar os níveis de prontidão e segurança dos bombeiros.

Bombeiros de Monchique com novo comandante

Na Cerimónia, foi ainda homenageado o antigo Comandante João Carvalho com a medalha de mérito e honra pelos serviços prestados, atribuída pela Comissão Nacional de Protecção Civil. No mesmo dia em que em sua substituição, tomou posse como 2º Comandante da corporação, o até aqui Adjunto Rui Lopes que agora assume o Comando do Corpo Activo em regime de substituição. Foi ainda promovida a Bombeira Raquel João à categoria de Oficial Bombeiro.

Rui André deixa recado ao Governo

Ainda durante a sua intervenção o autarca de Monchique não deixou de enviar um recado para a tutela dos bombeiros no Terreiro do Paço, em Lisboa. Para Rui André “é um dever e um justo apoio aquele que a Câmara de Monchique dá aos seus bombeiros”, mas, diz, “enganam-se aqueles que pensam que essa é a sua obrigação legal. Não está nem nunca estará em causa o apoio ao Bombeiros, mas também é justo reconhecer que o Estado deve olhar com mais atenção para estes soldados da Paz, verdadeiro exército que tantas vezes esquecido e menosprezado é o primeiro a atacar o inimigo, muitas vezes sem condições e meios para o fazer”.

Facebook Comments

Comentários no Facebook