Investigadora da UAlg participa em simpósio ibero-americano

Investigadora da UAlg participa em simpósio ibero-americano

200
PARTILHE
Daniela Nunes Pereira falará sobre a cartografia de José de Sande Vasconcelos
Daniela Nunes Pereira falará sobre o trabalho cartográfico de José de Sande Vasconcelos, que esteve ao serviço do Marquês de Pombal

Daniela Nunes Pereira, bolseira e investigadora de Universidade do Algarve, é uma dos dois conferencistas portugueses, entre 140 de vários países, que estará presente no 5º Simposio Ibero-Americano de Historia de la Cartografia, a realizar-se entre 24 a 27 de Setembro na Universidade dos Andes, em Bogotá, na Colômbia.

O simpósio, de grande prestígio internacional, dá continuidade ao processo iniciado em Buenos Aires (2006), Cidade do México (2008), São Paulo (2010) e Lisboa (2012), onde diversos investigadores, de diferentes áreas científicas, debaterão as mais recentes investigações sobre o tema da Cartografia.

A sua comunicação intitulada “Celebrações Barrocas na Cartografia de José de Sande Vasconcelos” versará sobre este engenheiro militar português, que foi destacado, em 1772, para o Reino do Algarve por ordem do Marquês de Pombal.

“José de Sande Vasconcelos desenvolveu um notável trabalho cartográfico sobre o Algarve, nas mais diversas escalas, entre 1772 e 1808. O grande número de manuscritos que nos legou, constituem uma incontornável fonte para o estudo da região e da história da ciência e das técnicas cartográfica da engenharia militar na segunda metade do século XVIII”, refere a Direcção Regional de Cultural do Algarve em nota de imprensa.

- Pub -

De salientar que a Direcção Regional de Cultura do Algarve adquiriu em 2013 um conjunto inédito de três desenhos da sua autoria que representam o início da edificação de Vila Real de Santo António, que estiveram em exposição, no ano passado, na Biblioteca Nacional de Portugal.

O contributo deste trabalho de investigação para o melhor conhecimento de José Sande de Vasconcelos e do Algarve são de relevar.

Facebook Comments

Comentários no Facebook