Lagos aposta na prevenção dos riscos sísmico e de tsunami

Lagos aposta na prevenção dos riscos sísmico e de tsunami

226
PARTILHE
Seminário pretende contribuir para salvar vidas e ajudar vítimas
Seminário pretende contribuir para salvar vidas e ajudar vítimas

Lagos recebe, entre 4 e 6 de Setembro, o II Seminário do Projecto INsPIREd, que tem como grandes objectivos informar e envolver a população na prevenção dos riscos sísmico e de tsunami.

Segundo refere a autarquia lacobrigense em nota de imprensa, “pretende-se, com a realização do seminário, contribuir para a criação de uma cultura de risco na população. O envolvimento desta na prevenção do risco implica desde logo conhecer as vulnerabilidades sociais, situação fundamental para a posterior formulação de soluções”.

A análise das estruturas urbanas históricas e das características construtivas do edificado tradicional é decisiva para a sua conservação e reforço estrutural, que deverão basear-se em soluções eficazes e compatíveis com os sistemas construtivos originais. Ao nível das áreas costeiras, este projecto pretende contribuir para prevenir eventuais danos resultantes da ocorrência de tsunamis, deslizamentos de terras ou derrocadas de falésias.

O Projecto INsPIREd resulta de uma parceria criada ao abrigo do Acordo EUR-OPA, que estabeleceu, para o biénio 2014-2015, como objectivos fundamentais, “usar a informação para salvar vidas e ajudar vítimas, usar o conhecimento para reduzir a vulnerabilidade e colocar as pessoas no centro da redução do risco de desastre”.

- Pub -

Medidas que podem ser de extrema importância na redução do riso

Nestes objectivos enquadram-se medidas de grande importância na redução do risco e aumento da resiliência, como sejam alargar o conhecimento e a informação disponíveis, promovendo a sua troca e disseminação, desenvolver sistemas de alerta, analisar áreas de risco e propor medidas para a sua mitigação, desenvolver rotinas e procedimentos preventivos e preparativos, como exercícios e simulacros, estudar soluções para a população mais vulnerável, em particular para pessoas com mobilidade condicionada.

A parceria criada deu continuidade ao projecto desenvolvido em 2012-2013, voltando a associar como parceiros o Centro Europeu de Riscos Urbanos de Lisboa e o Centre Euro-Méditerranéen pour l’Évaluation et la Prévention du Risque Sismique de Rabat, aos quais se junta o Centro Universitário Europeo per i Beni Culturali de Ravello, e as autoridades locais das cidades de Cascais e Lagos, em Portugal, e Tânger e M’Dieq, em Marrocos.

Aproveitando a ocasião, no dia 6, o município de Lagos presta uma homenagem ao professor Luís Mendes Victor, atribuindo o seu nome a um arruamento da cidade. De salientar que o professor foi um homem presente na vida desta cidade que adoptou como sua, onde construiu uma casa e onde passava parte do seu tempo, participando na vida comunitária de forma interessada, como é exemplo a sua iniciativa de criação de uma associação de moradores do centro histórico.

Facebook Comments

Comentários no Facebook