‘Out of the box’

‘Out of the box’

337
PARTILHE
Ricardo Claro Jornalista
Ricardo Claro
Jornalista

A Cultura é cada vez mais uma realidade que se quer ‘out of the box’, e quer-se assim nas mais diversas vertentes.

Se por um lado a Cultura se quer cada vez mais fora de portas – em particular nestes tempos de estio -, ela quer-se também cada vez mais liberta dos formatos tradicionais e das elites culturais tantas vezes bafientas.

A Cultura saltou para as ruas, abandonou as tradicionais tábuas, fez-se maior e ganhou maioridade e, não de somenos, conquista a cada passo transversalidade.

A noção de Cultura e de bens culturais são hoje conceitos indeterminados e revelam as mais variadas formas e meios de consubstanciação.

- Pub -

Desamarrada de preconceitos ou supostas limitações, a Cultura é hoje outra realidade diversa da de outros tempos e é-o a bem de todos e de si própria enquanto actividade criativa e, diga-se sem pudores, económica.

Por outro lado, os gestores e actores culturais foram, pela evolução do seu conhecimento do próprio métier e pelas contingências de uma economia largamente marcada pelas restrições, forçados e de um mesmo passo capazes de pensar a gestão cultural e dos espaços culturais ‘out of the box’.

out of the box

Do falar sobre sinergias se passou à efectiva potenciação das mesmas, do favor ao produto cultural local se passou à sua inclusão regular nos programas, das soluções tradicionais de programação e bilheteiras se passaram a soluções em que as responsabilidades e riscos são partilhados por todos os actores da produção cultural.

Estas são algumas diferenças, filhas da necessidade, mas também filhas da arte e do engenho de quem para todos cria, gere e programa a cena cultural. E são diferenças, a larga maioria das vezes, positivas porque mais justas e abrangentes e mais transversais e globalmente satisfatórias.

Há a cada passo uma nova forma de fazer Cultura e ainda bem porque o passado dificilmente se fará, neste como noutros campos, novamente presente.

 

Facebook Comments

Comentários no Facebook