Portimão volta a ser capital do petisco

Portimão volta a ser capital do petisco

229
PARTILHE
Iguarias não deixarão ninguém indiferente
Iguarias não deixarão ninguém indiferente

A Rota do Petisco, já na sua quarta edição, regressa a Portimão entre 5 de Setembro e 12 de Outubro recheada de novidades, crescendo em número de adesões e abrangência geográfica, com 124 estabelecimentos aderentes de oito zonas que, além de Portimão, Praia da Rocha, Alvor e Ferragudo, incluem pela primeira vez a Mexilhoeira Grande, enquanto Silves será a zona convidada deste ano.

Mais estabelecimentos significam mais petiscos, com uma qualidade e diversidade que não deixarão ninguém indiferente, mantendo-se inalterados os preços das ementas da Rota: 2,50 euros para a modalidade “Petisco” (prato + bebida) e 2 euros para a modalidade “Doce Regional” (sobremesa + bebida).

No que toca a novidades, os petiscos vão inspirar três novas Rotas, a primeira das quais criada a pensar nos petiscadores mais jovens e intitulada Rota dos Pequeninos, na qual os estabelecimentos que aderirem a esta modalidade apresentarão uma ementa alternativa especialmente concebida para o público infantil e ao mesmo preço da ementa oficial do evento.

A Rota das Mercearias também fará parte do circuito dos petiscadores e contará com seis mercearias aderentes que irão brindar os portadores do Passaporte da Rota com ofertas e/ou vantagens na aquisição dos seus produtos.

- Pub -

Tal como acontece na Rota do Petisco, nesta modalidade os participantes terão igualmente direito a carimbar o seu passaporte e quem conseguir reunir todos os carimbos das mercearias participantes habilita-se a ganhar um cabaz especial composto por produtos dos respectivos estabelecimentos.

Petiscos até mais tarde é uma das novidades

Ainda na área das novidades, vai ser possível petiscar até mais tarde, com a criação da Rota Noite Adentro, que irá propor uma forma diferente de terminar um dia recheado de petiscos, percorrendo os doze bares aderentes que irão proporcionar aos portadores do Passaporte vantagens e/ou ofertas disponibilizadas, bem como mais um carimbo.

Com o objectivo de dinamizar o comércio local e o centro da cidade, a Rota do Comércio Tradicional de Portimão está de regresso num novo formato, em parceria com a Go Portimão, e promete desafiar os petiscadores a participarem num peddy-paper pelas lojas aderentes, munidos do seu Passaporte, habilitando-se a um fim-de-semana para duas pessoas num hotel em Sevilha e duas entradas para a Isla Mágica.

Quanto às “regras do jogo”, continuam a ser as mesmas: os interessados podem adquirir o seu Passaporte da Rota do Petisco em qualquer um dos postos de informação do evento ou nos próprios estabelecimentos aderentes, e depois é só escolher, ir, pedir, deliciar-se, pagar, carimbar e seguir para a próxima paragem, estando desde logo garantidas a diversão e a boa comida.

Passaporte da Rota do Petisco volta a ser solidário

Tal como aconteceu no ano passado, o Passaporte da Rota do Petisco volta a ser solidário, revertendo o custo de um euro na sua aquisição, exclusivamente, para o apoio aos seguintes projectos sociais: Associação de Dadores de Sangue do Barlavento do Algarve, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Portimão, Associação Portuguesa para as Perturbações de Desenvolvimento e Autismo do Algarve, Casa de Nossa Senhora da Conceição, Refeitório Social de Nossa Senhora do Amparo e Vela Solidária.

No que toca à animação, e como já vem sendo tradição, o programa cultural da Rota do Petisco leva um novo colorido às diversas zonas do roteiro gastronómico, sendo também de destacar o regresso de duas apostas ganhas na edição anterior: a Rota das Imagens e a Rota da Ilustração.

Em ambos os casos, e sempre inspirados pela boa comida e pela boa bebida, os petiscadores serão novamente convidados a expressar a sua veia artística quer pela fotografia, quer pelas artes plásticas, havendo no final da Rota prémios para os melhores trabalhos.

De referir que a edição de 2014 da Rota do Petisco vai apresentar uma nova cara, mais jovem, fresca e moderna, sendo responsável pela renovação da imagem a artista plástica Inês Barracha (MODO).

A Rota do Petisco é uma iniciativa organizada pela associação Teia D’Impulsos, em parceria com a associação ALVORecer, as Câmaras de Portimão e Silves e as Juntas de Freguesia de Portimão, Mexilhoeira Grande, Alvor e Ferragudo, sendo divulgadas em breve a lista dos estabelecimentos aderentes, as respectivas ementas e o programa de animação em detalhe.

Mais informações acerca desta iniciativa em www.rotadopetisco.com ou através do e-mail teiadimpulsos@gmail.com.

 

Facebook Comments

Comentários no Facebook