Tavira dedica passeio à alfarroba

Tavira dedica passeio à alfarroba

270
PARTILHE
Passeio visa dar a conhecer a forte expressão ecológica e económica da alfarrobeira
Passeio visa dar a conhecer a forte expressão ecológica e económica da alfarrobeira na região

A zona rural de Tavira, onde predominam as alfarrobeiras, vai ser alvo de um passeio, no próximo dia 23, pelas 9.30 horas, no âmbito do Ciclo de Passeios e Comeres da Dieta Mediterrânica.

A alfarroba, um dos frutos do pomar de sequeiro algarvio, tem sido desde sempre valorizada devido às suas aplicações e ao valor comercial. Em tempos idos, quando a força animal era a base do trabalho agrícola, a alfarroba era particularmente útil na economia doméstica como alimento para os animais, sendo ainda usada no fabrico de aguardente e para exportação. O fruto, mais precisamente a semente, tem, actualmente, diversos fins, nomeadamente na indústria alimentar e farmacêutica.

O passeio, realizado em época de colheita da alfarroba, visa dar a conhecer a forte expressão ecológica e económica da alfarrobeira no barrocal algarvio e alguns dos saberes ligados à sua cultura.

A iniciativa será orientada por José Gago, produtor de alfarroba, e por José Filipe Guerreiro, engenheiro agrónomo, técnico da AIDA – Associação Interprofissional para o Desenvolvimento da Produção e Valorização da Alfarroba.

- Pub -

A inscrição é gratuita e obrigatória e destina-se ao público em geral.

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição (disponível em www.cm-tavira.pt) e remeter ao Serviço Educativo do Museu Municipal de Tavira, através do email museus@cm-tavira.pt ou entregar na recepção do Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria (aberto de terça-feira a sábado, das 9.30 às 12.30 e das 15 às 18.30 horas).

Facebook Comments

Comentários no Facebook