Variante Norte a Faro já está a avançar

Variante Norte a Faro já está a avançar

340
PARTILHE
Variante deve estar concluída antes do Verão de 2015
Variante deve estar concluída antes do Verão de 2015

As obras da Variante Norte a Faro reiniciaram-se ontem, dando corpo à promessa da Estradas de Portugal e do Governo de que as obras se iniciariam em Agosto, apesar de falharem a data, que estava prevista para o início do mês.

O presidente da autarquia farense tinha avançado, na entrevista que abre a edição em papel da próxima sexta-feira do POSTAL, a notícia de que as obras arrancariam no início desta semana, mas sem se comprometer afirmando que “esperaria para ver e depois crer”, apesar de referir que tinha recebido dos presidentes da Estradas de Portugal e do consórcio responsável pela obra e-mails confirmando o reinício dos trabalhos.

Obras de recuperação primeiro e de construção depois

Para já, adiantou ao POSTAL a autarquia farense, “as obras que avançam são de recuperação dos estragos causados pelo decurso do tempo de paragem dos trabalhos”. Nesta recuperação deverão gastar-se no troço da variante “dois a três meses”.

“Seguem-se as obras de construção propriamente ditas com a conclusão das obras de arte e a pavimentação final do troço”, refere a mesma fonte, trabalhos que se devem arrastar “por mais cerca de cinco meses”.

Tudo somado e na melhor das hipóteses, a variante poderá estar concluída já antes do Verão de 2015, resta esperar que até lá não hajam mais quaisquer entraves ao desenvolvimento do projecto.

Estrada da Penha reabre em três meses

Os trabalhos estão neste momento a avançar na zona envolvente à Estrada da Penha que liga Faro à freguesia farense da Conceição. A preferência por esta zona deve-se a um pedido expresso do autarca Rogério Bacalhau que pretende ver a ligação reaberta no mais curto espaço de tempo.

Assim dentro de três meses a reabertura do troço entre o campus da Penha da Universidade do Algarve e a rotunda da Conceição de Faro será uma realidade.

Desta forma fica libertado um acesso àquela localidade, o que permitirá o encerramento da estrada entre o Rio Seco e a Rotunda da Conceição, um corte necessário ao avanço das obras noutra frente.

A Variante Norte a Faro é a primeira variante a avançar no âmbito da requalificação da EN 125 depois da paragem das obras. Parados estão ainda os trabalhos no acesso a Albufeira e na Variante a Almancil / Troto, no concelho de Loulé, que ligará as Quatro-estradas de Loulé à zona do Estádio do Algarve.

Facebook Comments

Comentários no Facebook