Vila do Bispo apoia investigação de veleiro afundado em 1917

Vila do Bispo apoia investigação de veleiro afundado em 1917

234
PARTILHE
Campanha de investigação vai decorrer ao largo de Sagres
Campanha de investigação vai decorrer ao largo de Sagres

Uma campanha de investigação vai decorrer, entre 30 de Agosto e 7 de Setembro, ao largo de Sagres, para localizar o veleiro italiano afundado pelo submarino alemão U-35 no decorrer da 1.ª Guerra Mundial, a 24 de Abril de 1917.

A iniciativa será levada a cabo por parte de uma equipa do Centro de Investigação Naval da Marinha Portuguesa (CINAV), liderada pelo comandante Augusto Salgado e pelo historiador Jorge Russo, acção esta que será apoiada pela Câmara de Vila do Bispo.

Para celebrar esta intervenção que procurará colocar a zona costeira do concelho de Vila do Bispo nos mapas da 1.ª Guerra Mundial a nível planetário, será assinado um protocolo entre a autarquia e a Escola Naval (Marinha Portuguesa), no próximo dia 3 de Setembro, pelas 15 horas, no salão nobre da Câmara, onde define os termos do apoio concedido pela autarquia, no valor de 15 mil euros. Depois deste acto realizar-se-á uma palestra por parte dos dois investigadores sobre este projecto de arqueologia naval ao largo de Sagres.

Importa ainda referir o apoio a prestar por algumas unidades hoteleiras de Sagres a este projecto, nomeadamente do Aparthotel Don Tenório; Aparthotel Navigator; Martinhal Resort e Pousada do Infante, bem como, dos restaurantes Retiro do Pescador, Gigi, Oliveirinha, Adega dos Arcos, Pescador, A Grelha, Vigia, Dromedário/Bossa Nova e A Sagres aos elementos da equipa de mergulhadores e a este projecto da Marinha Portuguesa.

- Pub -

Refira-se que esta investigação mereceu a atenção da revista National Geographic no seu número de Agosto do corrente ano.

Mais informações encontram-se disponíveis em: http://www.nationalgeographic.pt/index.php/artigos-arquivados/as-nossas-historias/262-os-usos-do-luso.

Facebook Comments

Comentários no Facebook