Vila Real inicia rastreio oftalmológico aos idosos

Vila Real inicia rastreio oftalmológico aos idosos

237
PARTILHE
Iniciativa envolve um médico oftalmologista e um conjunto de técnicos que encaminharão os munícipes para uma consulta
Iniciativa envolve um médico oftalmologista e um conjunto de técnicos que encaminharão os munícipes para uma consulta

A Câmara de Vila Real de Santo António iniciou, esta quarta-feira, um rastreio oftalmológico à população idosa residente no interior do concelho, no âmbito do programa “Cuidar”.

A iniciativa é inovadora e está a percorrer, numa primeira a etapa, as zonas serranas do concelho, apostando nos contactos de proximidade com a população. Envolve um médico oftalmologista e um conjunto de técnicos da Divisão de Acção Social que, posteriormente, encaminharão os munícipes para uma consulta.

Com esta medida, a autarquia estende os “cuidados de saúde aos locais mais remotos do concelho alcançando, em especial, as populações mais idosas ou com maiores dificuldades em se deslocarem”, explica em nota de imprensa.

O projecto surge apenas um mês depois da criação do programa “Cuidar”, uma forma inovadora de partilha de recursos desenvolvida em parceria pelas Câmaras de Vila Real e Olhão e que permite dar uma resposta mais rápida e próxima aos problemas de saúde dos munícipes de ambos os concelhos algarvios.

- Pub -

Câmara estende a abrangência do programa ‘Cuidar’

Para aumentar a abrangência do “Cuidar” o “município de Vila Real estendeu também o programa a todos os funcionários e colaboradores da autarquia e da empresa municipal VRSA SGU, que terão acesso a consultas de oftalmologia a um preço reduzido”, informa.

A medida é igualmente aplicada aos funcionários de todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho e Bombeiros Voluntários.

Para Luís Gomes, presidente da autarquia vila-realense, as primeiras semanas de programa apresentam “resultados francamente positivos, tendo sido já sido realizadas cerca de uma centena e meia de consultas, das quais 40 pacientes foram sinalizados para cirurgia”.

Nesta primeira fase, o “Cuidar” está centrado nas patologias ligadas à área da oftalmologia, tendo em consideração o novo aumento das listas de espera nesta especialidade, que ultrapassa actualmente os dois anos no sul do país.

No futuro, irá estender-se a “outras especialidades, podendo vir a juntar mais concelhos a esta rede de cuidados de saúde que se quer próxima das pessoas e se dirige especialmente a munícipes com poucos rendimentos ou que tenham dificuldades em aceder a cuidados de saúde”, anuncia a autarquia.

Para beneficiar do “Cuidar”, os interessados devem inscrever-se nas Divisões de Acção Social das autarquias de Vila Real e de Olhão ou consultar o enquadramento do programa disponível no sítio www.cm-vrsa.pt.

 

Facebook Comments
PARTILHE
Email: jornalpostal@gmail.com

Comentários no Facebook