Albufeira assinala o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio

Albufeira assinala o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio

211
PARTILHE
O suicídio em Portugal vai estar no centro das atenções
O suicídio em Portugal vai estar no centro das atenções

No dia 10 de Setembro, Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, vai ter lugar um evento de sensibilização para a problemática, na Casa da Vila, em Albufeira, pelas 21 horas.

A iniciativa conta com a presença de Ricardo Gusmão, presidente da EUTIMA, professor universitário e médico psiquiatra, que irá analisar a realidade de Portugal, o que se passa nos países africanos lusófonos e a necessidade de realizar parcerias para a implementação de programas de contenção destes novos/velhos problemas numa óptica de cooperação.

A EUTIMIA é uma nova Organização Não Governamental devotada à prevenção das doenças afectivas e suicídio, que afirma ter “como missão o desenvolvimento de estratégias de prevenção integrada e multidimensional da depressão e do suicídio, visando o maior bem-estar mental da população e a redução da mortalidade por suicídio, tendo sido criada em Portugal em Agosto de 2013, estando associada à fundação European Alliance Against Depression (EAAD)”.

Actualmente, o suicídio está a aumentar em África em contracorrente ao que se passa no resto do Mundo. As mortes evitáveis por suicídio em Moçambique e em Angola aumentam de ano para ano. E porque em Portugal o problema está longe de estar controlado, também é importante olhar para a nossa realidade.

- Pub -

De salientar que em Odemira persistem as taxas mais elevadas de suicídio do país e da Europa.

Facebook Comments
PARTILHE
Email: jornalpostal@gmail.com

Comentários no Facebook