ALGAR incentiva escolas a separar resíduos recicláveis

ALGAR incentiva escolas a separar resíduos recicláveis

248
PARTILHE
O cartaz do concurso
O cartaz do concurso

A ALGAR, S.A, empresa responsável pela valorização e tratamento dos resíduos no Algarve, com o apoio da Sociedade Ponto Verde (SPV), promove o concurso “Vamos dar Vida aos Resíduos”, dirigido a todas as escolas do Ensino Básico e Secundário do Algarve.

O concurso vai decorrer durante todo o ano lectivo, sendo a escola vencedora a que maior quantidade de resíduos recicláveis de embalagens depositar no ecoponto. Para além de um ambiente mais limpo a escola irá receber um computador última geração.

Segundo explica a ALGAR em nota de imprensa, “o concurso promove o desenvolvimento de um conjunto de actividades que pretendem ajudar a comunidade escolar a fazer a correcta gestão dos resíduos que produz. Serão criadas condições para que a escola possa melhorar o seu processo de separação/deposição selectiva dos resíduos recicláveis, nomeadamente através da cedência de equipamentos (sacos e ecopontos domésticos)”.

A escola deverá criar um plano e formar “Brigadas da Reciclagem”, cuja missão é verificar se o destino final dos resíduos da escola é adequado à sua valorização/ tratamento.

- Pub -

A terceira edição do concurso “continua a apostar na interacção das escolas com a comunidade envolvente. Os alunos devem incentivar a população para que contribuam com a sua causa, colocando os resíduos recicláveis nos ecopontos situados junto das escolas. Quanto mais resíduos forem depositados, melhor será a posição das escolas no ranking mensal”, refere a empresa.

De salientar que a ALGAR e a SPV oferecem apoio à elaboração do plano de gestão de resíduos, através de formação à “Brigada da Reciclagem” e cedência de sinaléticas. A ALGAR vai ainda entregar contentores para a deposição de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE) e Pilhões para pilhas e acumuladores. Além disso as escolas que participam no concurso terão garantidamente ecopontos junto das suas instalações.

Na segunda edição do concurso (ano lectivo 2013/2014), as escolas participantes separaram para reciclagem 24.642 quilos de resíduos recicláveis o que significou 10% de aumento face aos resultados da 1ª edição.

A ALGAR “espera que estes resultados sejam superados e a prática da separação selectiva dos resíduos nas escolas se torne um ato espontâneo e natural, pois só desta forma será possível proporcionarmos um ambiente limpo para a comunidade escolar”.

Facebook Comments

Comentários no Facebook