Confiança dos consumidores aumenta em Setembro

Confiança dos consumidores aumenta em Setembro

234
PARTILHE
Confiança dos consumidores atingiu o valor mais elevado dos últimos oito anos
Confiança dos consumidores atingiu o valor mais elevado dos últimos oito anos

O indicador de confiança dos consumidores “aumentou ligeiramente” em Setembro e atingiu o valor mais elevado dos últimos oito anos, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

Segundo o INE, o indicador de confiança dos consumidores (calculado através de inquéritos a particulares) retoma, assim, “a acentuada tendência ascendente observada desde o início de 2013” e atinge o valor mais elevado desde Outubro de 2006.

Para esta subida, refere o instituto, contribuiu a melhoria das “expectativas sobre a evolução da situação económica do país e das perspectivas de evolução da poupança e da situação financeira do agregado familiar”. Já as perspectivas sobre a evolução do desemprego afectaram negativamente.

Este indicador fixou-se em Setembro nos -24,6 pontos, que compara com os -25,2 de agosto.

- Pub -

Já indicador de clima económico (calculado através de inquéritos a empresas de vários sectores de actividade) estabilizou em Setembro, fixando-se nos 0,7 pontos já registados em agosto. Segundo o INE, este indicador suspendeu assim “o perfil crescente iniciado em Janeiro de 2013”, ainda que permaneça no valor máximo desde Julho de 2008.

Também hoje a Comissão Europeia divulgou o sentimento económico para Portugal, o qual subiu em Setembro.

Enquanto na União Europeia o sentimento económico recuou 1,0 pontos e 0,7 na zona euro (para 103,6 e 99,9 pontos, respectivamente), em Portugal subiu 1,1 pontos, face a agosto, para se fixar em 101,6 pontos.

Este indicador voltou assim a melhorar, depois de em agosto ter caído e interrompido cinco meses de subidas consecutivas.

(Agência Lusa)

Facebook Comments

Comentários no Facebook