ETIC aposta forte no ensino profissionalizante

ETIC aposta forte no ensino profissionalizante

205
PARTILHE
Momento da inauguração das novas instalações da ETIC
Momento da inauguração das novas instalações da ETIC

As instalações da ETIC – Escola de Tecnologias, Inovação e Criação do Algarve foram inauguradas no em Faro, no Dia da Cidade, e com elas o ensino profissionalizante reforça a oferta na capital algarvia, mas também na região, afinal “as condições criadas pelo novo espaço abrem à ETIC muito maiores potencialidades do que as que tínhamos anteriormente”, referiu ao POSTAL Nuno Ribeiro, director da instituição.

A oferta de formação da ETIC, que abre o ano lectivo no início de Outubro, alarga-se e passa a incluir, além de design de comunicação e multimédia, fotografia profissional, realização, design gráfico, fotografia, ilustração editorial, jornalismo audiovisual, música electrónica, operador de imagem e iluminação, produção de eventos, styling e makeup, técnicas de som, web design, web developing, técnico audiovisual, pós-produção, animação 3d, motion e design e criatividade/comunicação, cursos curtos, workshops e masterclasses, naquele que é, segundo Nuno Ribeiro, “um leque que se quer abrangente e capaz de responder às necessidades dos alunos”. 

A aposta em criar profissionais

A ETIC pretende acima de tudo criar profissionais e é isso que faz toda a diferença quando comparada com outras opções de estudo e formação. “Aqui, os alunos desenvolvem o seu trabalho em ambiente que recria em pleno as condições de trabalho reais ou participam em projectos efectivamente reais”, refere Nuno Ribeiro, que sublinha “a importância de saber o que se faz na prática numa determinada profissão muito para além dos conhecimentos técnicos que a mesma exige”.

- Pub -

De facto, o mundo laboral requer cada vez mais profissionais que tenham experiência efectiva de trabalho e que conheçam no terreno a profissão, sendo esta uma mais-valia inestimável na formação e no currículo.

“Sem concorrermos no mercado com as empresas que operam nas nossas áreas de formação encetámos parcerias que permitem colocar os nossos estudantes perante os problemas de cada área no mundo real e isso cria condições para uma aprendizagem assente no objectivo de criar soluções para as questões e problemas que todos os dias surgem nas empresas”, refere o responsável da ETIC Algarve.

Manuela Carlos, directora-geral da ETIC e fundadora do projecto em 1991, afirmou na sessão de inauguração das novas instalações, situadas no edifício do Mercado Municipal de Faro, acreditar que a ETIC – Algarve pode “ajudar a criar mais emprego e mais empresas”, já que, depois de formados, os alunos são incentivados pela escola a criar o seu próprio posto de trabalho, usufruindo do acesso a recursos e equipamentos na fase de arranque. “Ajudar os alunos a concretizar os seus sonhos” é, para Manuela Carlos, a missão maior da ETIC. 

Início do ano lectivo

As aulas vão começar entre 29 de Setembro e 6 de Outubro e as inscrições estão abertas para uma escola com instalações modernas e completamente pensadas para responder às necessidades educativas que contam com equipamento de última geração, um estúdio polivente, uma régie e sala de pós-produção e equipamentos disponíveis para que os alunos possam em casa continuar e diversificar a aprendizagem realizada na escola.

Estas são aliás as razões fundamentais para que a ETIC esteja a formar gerações sucessivas de profissionais destas áreas para aqueles que são alguns dos nichos de empregabilidade mais evolutivos e tecnológicos.

Facebook Comments

Comentários no Facebook