Faro reforça equipamentos públicos

Faro reforça equipamentos públicos

117
PARTILHE
Rogério Bacalhau no uso da palavra na inauguração da nova escola da Lejana
Rogério Bacalhau no uso da palavra na inauguração da nova escola da Lejana

Faro reforçou a oferta de equipamentos públicos à população com a abertura, por ocasião do Dia da Cidade, 7 de setembro, da Escola da Lejana e do Parque Ribeirinho.

No primeiro caso, a cidade reforça a oferta pública na área do ensino básico com um reforço que mais que duplica o número de lugares disponíveis para o pré-escolar dentro do casco da cidade, onde o autarca Rogério Bacalhau considerava a oferta manifestamente insuficiente.

A Escola da Lejana disponibiliza mais três salas de pré-escolar que se juntam às únicas três que existiam na cidade, a funcionar na Escola do Carmo. Ao todo a escola conta com 12 salas e é o mais moderno equipamento escolar do concelho, permitindo que a maioria das escolas do ensino básico do casco urbano possam agora passar a funcionar em regime de horário único.

A Escola da Lejana custou ao erário público mais de dois milhões de euros e contou na inauguração com a presença do secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, João Casanova de Almeida.

- Pub -

Parque Ribeirinho oficialmente inaugurado

Também no Dia da Cidade foi inaugurado o Parque Ribeirinho da cidade, uma obra enquadrada no Polis Litoral Ria Formosa, na qual a Câmara de Faro investiu 355 mil euros.

O novo espaço, que disponibiliza aos cidadãos a única área de frente ribeirinha requalificada da capital da região, teve um custo total superior a 2,6 milhões de euros e conta com equipamentos de desporto, zonas de descanso, percursos cicláveis e pedonais, uma vasta zona verde e um auditório ao ar livre para 250 pessoas, estendendo-se entre a zona dos Moinhos do Grelha – traseira ao teatro municipal – e as Pontes de Marchil.

O Parque Ribeirinho vai ainda contar com três equipamentos na área de apoio e restauração e um quiosque, cujos concursos para entrega à exploração privada serão novamente lançados em breve, depois de terem ficados desertos numa primeira tentativa de colocação no mercado. 

Condecorações destacam farenses ilustres

Ainda durante a sessão solene comemorativa do Dia da Cidade, Rogério Bacalhau distinguiu pessoas e instituições ilustres do concelho, atribuindo a medalha da cidade grau ouro às Associações dos Deficientes das Forças Armadas; Centro de Apoio ao Sem-Abrigo; Fundação Algarvia de Desenvolvimento Social; Liga dos Combatentes e ainda ao ex-reitor da Universidade do Algarve, João Guerreiro, ao advogado e político Leonardo Abreu e ao actor Luís Vicente. Agraciados foram também o Núcleo Escola Segura da GNR de Faro e o Programa Escola Segura da PSP.

 

Facebook Comments

Comentários no Facebook