Portimão celebra Dia Mundial do Turismo

Portimão celebra Dia Mundial do Turismo

327
PARTILHE
A Igreja Matriz da Mexilhoeira Grande integra o rico património do concelho
A Igreja Matriz da Mexilhoeira Grande integra o rico património do concelho

O Município de Portimão e a ATP – Associação Turismo de Portimão associam-se às comemorações do Dia Mundial do Turismo, que se assinala no próximo sábado, dia 27, sob o tema “Turismo e desenvolvimento comunitário”, convidando à descoberta da sua história, arte e tradição e lançando um novo sítio electrónico.

Neste dia, as portas do Museu de Portimão e do Centro de Interpretação de Alcalar estarão abertas gratuitamente para todos os visitantes, que assim poderão conhecer o rico património do município e das suas gentes.

Antiga fábrica de conservas de peixe, o Museu de Portimão poderá ser visitado entre as 10 e as 18 horas, expondo o legado histórico, etnográfico e industrial da cidade e região, numa homenagem a um povo e a um concelho que durante muito tempo viveu quase exclusivamente virado para o mar.

Quanto ao Centro de Interpretação de Alcalar, cujas portas abrem das 10 às 13 horas e entre as 14 e as 16.30 horas, situa-se a cinco quilómetros da Mexilhoeira Grande e proporciona um conhecimento detalhado da comunidade pré-histórica que viveu nesta zona e que deixou para a posteridade um impressionante conjunto de monumentos megalíticos, datados de há cinco mil anos.

Novo sítio electrónico vai ser lançado no sábado

No mesmo dia, a partir das 15 horas, junto ao adro da Igreja Matriz da Mexilhoeira Grande decorre o programa “Mexilhoeira Grande – A nossa cultura sai à rua!”, integrado nas Jornadas Europeias do Património 2014.

Da programação fazem parte a actuação do Rancho Folclórico da Figueira (16 horas) e dos acordeonistas Lígia e Belinha, Dinis e Filipe (18 horas), assim como uma recriação da descasca do milho com testemunhos populares, ao som do Grupo Coral Adágio e das concertinas de populares mexilhoeirenses, a partir das 20.30, numa organização do Município de Portimão e da Direcção Regional de Cultura do Algarve.

Também na mesma data, o Posto de Turismo de Portimão funcionará entre as 9.30 e as 13 horas no Jardim 1º de Dezembro, onde serão prestadas informações aos turistas sobre a oferta local, havendo uma mostra de produtos regionais, com vinhos da Herdade dos Pimenteis e provas de mel e patés “Maria do Mar”, acompanhada a partir das 11 horas por animação musical, a cargo d’Os Barlaventinos, do Colégio do Rio e dos Buga Ritmus Kids.

Ainda no âmbito do Dia Mundial do Turismo, na sexta-feira decorre a partir das 17 horas no Café Concerto do TEMPO a apresentação e lançamento do novo sítio electrónico www.visitportimao.com, com a presença de entidades oficiais e membros associados da ATP.

Esta plataforma virtual dará a conhecer tudo o que o destino turístico Portimão tem para oferecer a quem o visita, e apresenta-se nas línguas portuguesa e inglesa, passando a estar disponível às 00.01 horas sábado.

Facebook Comments

Comentários no Facebook