Portugal com pouco emprego disponível

Portugal com pouco emprego disponível

268
PARTILHE
Taxa de emprego disponível mantém-se baixa no país
Taxa de emprego disponível mantém-se baixa no país

A taxa de empregos disponíveis na zona euro ficou estável nos 1,7% no segundo trimestre, com Portugal a manter também os 0,6% registados do período anterior, uma das menores da Europa, divulgou hoje o Eurostat.

Entre Abril e Junho, a taxa de empregos disponíveis na zona euro fixou-se em 1,7% na zona euro e 1,6% nos 28 países da União Europeia. Em ambos os casos, o valor do segundo trimestre é igual ao registado no primeiro trimestre, mas acima dos 1,5% do período homólogo (segundo trimestre do ano passado).

Por sector e para a zona euro, a taxa de empregos disponíveis era, no segundo trimestre, de 1% na indústria e na construção e de 2,2% nos serviços.

O desemprego na região

- Pub -

De acordo com os dados disponibilizados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) o número de desempregados inscritos nos centro de emprego do Algarve era em Agosto, últimos dados disponíveis, de 20.145 pessoas.

Um número mais baixo do que o registado no mês anterior, Julho, 22.083 (menos 1.983 desempregados) e também bastante abaixo do registado no período homólogo de 2013, 25.928 desempregados (menos 5.783).

Os dados do IEFP não permitem, desde a alteração da forma de apresentação das estatísticas do instituto, contabilizar a nível regional os desempregados inscritos nos centros de emprego e que se encontram ocupados em medidas de estímulo ao emprego. Verdadeiros desempregados, apenas temporariamente ocupados, estas pessoas deixaram de surgir nas estatísticas devidamente desagregadas a nível regional.

(com Agência Lusa)

Facebook Comments

Comentários no Facebook