Primeiro Ministro da Nova Zelândia quer votar alteração da bandeira

Primeiro Ministro da Nova Zelândia quer votar alteração da bandeira

189
PARTILHE
A actual bandeira da Nova Zelândia
A actual bandeira da Nova Zelândia

O primeiro-ministro neozelandês, John Key, afirmou no rescaldo da vitória nas eleições do passado fim-de-semana que deseja ver discutida no próximo ano a alteração, ou não, da bandeira nacional neozelandesa.

Para o responsável neozelandês, citado pelo “The New Zeland Herald”, “os neozelandeses têm de decidir-se sobre se querem ou não” a alteração da bandeira.

O primeiro-ministro, que entra agora no seu terceiro mandato, já se declarou a favor da alteração da bandeira que uma fatia substancial da população do país considera dever ser alterada para acabar com as reminiscências do passado colonial do país.

A actual bandeira da Nova Zelândia, adoptada depois do país ter sido colonizado pela Grã-Bertanha, tem impressa a Union Jack, símbolo do poder Britânico, no canto superior esquerdo e o Cruzeiro do Sul no lado direito sob um fundo azul.

- Pub -

De entre as propostas para uma nova bandeira o destaque vai para a de uma folha de feto prateada sobre um fundo negro, mas esta proposta é encarada por alguns sectores da sociedade como pouco representativa das várias tribos Maori que deram origem à Nova Zelândia.

A concretizarem-se as intenções de John Key, durante o ano de 2015 ditará se a Nova Zelândia terá ou não uma nova bandeira e qual será a imagem adoptada para a mesma caso o sim à alteração vença.

 

Facebook Comments

Comentários no Facebook