Quarteira e Vilamoura unidas por ‘Passeio das Dunas’

Quarteira e Vilamoura unidas por ‘Passeio das Dunas’

271
PARTILHE
Futuro “Passeio das Dunas” está localizado no antigo “Bairro dos Pescadores”
Futuro “Passeio das Dunas” está localizado no antigo “Bairro dos Pescadores”

As obras de requalificação da zona costeira poente de Quarteira-Vilamoura que arrancaram hoje vão transformar o antigo “Bairro dos Pescadores” no “Passeio das Dunas”, que vai unir harmoniosamente os dois pólos urbanos, explicaram os responsáveis autárquicos na adjudicação da obra.

Os trabalhos orçam em 2.987.250 euros, acrescidos de IVA, e vão permitir construir em 17,7 hectares à beira-mar um reforço da área dunar, espaços verdes, zonas de circulação pedonal e de ciclistas, espaços de lazer e uma área de estacionamento.

O futuro “Passeio das Dunas” está localizado no local outrora conhecido como “Bairro dos Pescadores”, muitas vezes associado à criminalidade naquela freguesia, explicou à Lusa o presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto.

“Há 30 anos o Bairro dos Pescadores era uma coisa muito intensificada de barracas, esgotos e tudo o mais, o que, em termos de salubridade, era péssimo. Mas, vamos ter uma zona requalificada”, afirmou aquele responsável.

O investimento vai ainda permitir resolver o problema da Vala Real, uma zona de escoamento de águas pluviais a céu aberto e que era motivo de queixas da população.

“Quarteira e Vilamoura vão – com o termo da obra – estar fisicamente ligadas enquanto dois polos urbanos”, frisou o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, que disse acreditar que a obra vai dissipar a imagem de que Vilamoura está dedicada ao turismo de primeira qualidade e Quarteira recebe um turismo de menor qualidade.

O projecto foi concebido a partir de uma filosofia de renaturalização, pelo que não vai ter a construção de estruturas pesadas, disse Vítor Aleixo.

(Agência Lusa)

Facebook Comments

Comentários no Facebook