São Brás celebra Dia Europeu sem Carros

São Brás celebra Dia Europeu sem Carros

214
PARTILHE
Dia Europeu sem Carros assinalado em são Brás na Circular norte
Dia Europeu sem Carros assinalado em são Brás na Circular norte

Longe vão os dias de celebração do Dia Europeu sem Carros que levavam cidades inteiras, de pequena a grande dimensão, a cortarem ao trânsito em vastas áreas dos centros das cidades.

Passada a euforia da criação do dia internacional e compreendida a fraca eficácia do conceito aplicado de forma vasta num único dia por ano, as autarquias optam hoje assinalar a data de forma mais comedida, dando-lhe eficácia na formação e informação dos munícipes, mas principalmente na sua sensibilização de outras formas de locomoção.

Este ano o município de São Brás de Alportel associa-se uma vez mais às celebrações do Dia Europeu sem Carros, a 22 de Setembro, e desafia toda a população a “dar tréguas aos transportes poluentes”.

Celebrado desde 1998, com o objectivo de consciencializar a população a adoptar veículos e formas de deslocação ecologicamente mais eficientes, São Brás adere ao Dia Europeu sem Carros com o lema “São Brás de Alportel – CirculAR É BOM TODO O ANO”.

- Pub -

Prova disso, relembra a Câmara liderada por Vítor Guerreiro, é a “enorme afluência de praticantes de caminhada, atletismo, ciclismo e demais desportos no Circuito de Manutenção da Circular Norte”, todos os dias.

A autarquia desafia todos para pararem o carro e descobrirem formas alternativas de transporte amigas do ambiente e da saúde, agendando para domingo, dia 21, entre as 18 e as 21 horas, um encontro em que a palavra de ordem é andarem correrem ou locomoverem-se de forma não poluente.

O ponto de encontro está marcado para a Circular Norte, na estação de exercício localizada junto à rotunda da EN 2. “A circular estará neste troço, até à Rotunda onde cruza a Avenida da Liberdade, livre de trânsito automóvel e completamente disponível para todos os meios de transporte não poluentes que possamos imaginar!”, diz a Câmara.

O circuito contará ainda com um conjunto de painéis informativos que pretendem sensibilizar para a adopção de hábitos de deslocação mais saudáveis e sustentáveis.

Facebook Comments

Comentários no Facebook