São Brás prepara Jornadas do Património a pensar na família

São Brás prepara Jornadas do Património a pensar na família

116
PARTILHE
São Brás convida a viajar no tempo com uma programação recheada
São Brás convida a viajar no tempo com uma programação recheada

São Brás de Alportel adere em 2014, uma vez mais, às Jornadas Europeias do Património sob o lema “Património, sempre uma descoberta” e com o objectivo de “chamar à atenção para a permanente novidade que o Património Cultural encerra, sempre actualizado através de novo conhecimento, novos olhares e novas interpretações”.

A permanente redescoberta do Património “é também a constante redescoberta das nossas raízes, das nossas referências e da nossa identidade, tornando-se fundamental a sensibilização dos cidadãos para o seu conhecimento e valorização”, refere a autarquia em nota de imprensa.

Os dias 26, 27 e 28, assinalam o momento com um conjunto de actividades que desafia toda a família a redescobrir na primeira pessoa o património do concelho.

Numa organização da edilidade sob coordenação do Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha, o convite começa por chamar todos a “uma viagem ao tempo dos romanos”, numa recriação histórica levada a cabo pelo Monte dos Marafados. A ter lugar no espaço exterior do Centro da Calçadinha já nesta sexta-feira, entre as 9.30 e as 12.30 horas, esta actividade gratuita destina-se ao público escolar, e pretende dar a conhecer os hábitos e costumes da época romana.

- Pub -

O final da tarde marca pra o mesmo local um Encontro com a História, pelas 18 horas, com duas sessões abertas ao público: a Sessão Protocolar de Assinatura do Protocolo de Colaboração com a Associação das Terras e das Gentes da Dieta Mediterrânica e a Apresentação do projecto de Reabilitação da Fonte Nova e Lavadouro – Programa de valorização do Património “Memórias da Terra”.

Sábado promete

No sábado, dia 27, a animação prossegue no Centro da Calçadinha, com Aventuras e Travessuras para toda a Família. Pelas 15 horas, a máquina do tempo leva os visitantes a viver novas experiências e aprender mais sobre o estilo de vida dos romanos, as vestes, o armamento, as técnicas de luta e defesa, os hábitos do quotidiano, entre muitas outras curiosidades.

E para conhecer de perto os vestígios romanos do município são-brasense, a Passada de Jerico convida todas as crianças a um passeio de burro na Calçadinha.

As histórias prosseguem em palco com as aventuras do Gaspar, em mais um divertido Teatro de Fantoches destinado a crianças até aos 8 anos de idade. A participação nesta actividade é sujeita ao pagamento de 2 euros.

Esta tarde de actividades para todas as idades conta ainda com momentos de dança do ventre, malabarismo, gastronomia e muita diversão.

As Jornadas Europeias do Património encerram “Entre Passos…Um Passeio com 100 anos de História” no domingo, dia 28. Com ponto de encontro marcado pelas 20.30 horas junto ao Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha, este passeio temático, orientado por Angelina Pereira e Custódia Reis promete desvendar passo a passo a história do património são-brasense.

De participação gratuita, esta iniciativa carece de inscrição prévia até dia 26 de Setembro, através do Tel. 289 840 004 ou e-mail centro.calcadinha@cm-sbras.pt.

Facebook Comments

Comentários no Facebook