Semana da Dieta Mediterrânica começa hoje

Semana da Dieta Mediterrânica começa hoje

244
PARTILHE
Rao Kyao é um dos nomes que poderá ver e ouvir na Feira da Dieta Mediterrânica
Rao Kyao é um dos nomes que poderá ver e ouvir na Feira da Dieta Mediterrânica

A Semana da Dieta Mediterrânica começa hoje, dia 1 de Setembro, e vai prolongar-se até ao próximo dia 7, com uma programação pensada ao pormenor para dar visibilidade à inscrição de Portugal na classificação da Dieta Mediterrânica como Património Cultural Imaterial da UNESCO.

Tavira, a comunidade representativa de Portugal nesta inscrição como Património Cultural Imaterial da UNESCO, recebe por estes dias as representações da Grécia, Koroni, e de Marrocos, Chefchouen, as quais integram os setes estados com culturas mediterrânicas que subescreveram a candidatura transnacional.

Feira é um dos momentos altos da programação

A segunda edição da Feira da Dieta Mediterrânica, que vai ocupar o centro histórico de Tavira, as margens do rio Gilão e as zonas adjacentes entre os próximos dias 5 e 7, é um eventos de maior relevo na programação desta semana dedicada ao património imaterial e tem a abertura agendada para as 18 horas do primeiro dia do certame.

- Pub -

A autarquia liderada por Jorge Botelho revelou que o número de entidades participantes duplicou em relação à primeira edição. Neste segundo ano 120 instituições de todas as áreas relacionadas com a Dieta Mediterrânica marcam presença na feira, nomeadamente, nos domínios da agricultura e pescas, saúde e nutrição, cultura e património, actividade física, gastronomia e restauração e turismo cultural.

O programa apresenta atractivos para todos os gostos e promete uma feira institucional, mercado de produtores, oficinas de culinária, área de restauração e provas de vinhos e azeites, músicas e oficinas de danças mediterrânicas, bailes tradicionais, bem como, aconselhamento nutricional e cardiológico, jogos populares, exposições temáticas, lançamento de edições, brinquedos e jogos para crianças e uma exposição de espécies mediterrânicas.

Seminários juntam diversas entidades

Estão agendados seminários promovidos pela Universidade do Algarve, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, Direcção Regional de Agricultura e Pescas, IN LOCO, EMPET, Laboratório Nacional de Energia e Geologia e visitas às colecções de fruteiras de Centro Agrário e às exposições do Museu Municipal de Tavira.

Espaço ainda para a marcha passeio da Dieta Mediterrânica e actividades de animação turística – passeios pedestres, passeios de interpretação ambiental, passeios na Ria Formosa, observação de aves, de cavalos-marinhos e de golfinhos, passeios de BTT e pesca desportiva. 

Animação

A animação não foi esquecida e a cidade vai poder assistir a espectáculos espectáculos todas as noites com Celina da Piedade, Vá de Viró, Luísa Amaro, Júlio Pereira, Le Ninfe della Tamorra, com música tradicional do sul de Itália e Rao Kyao e Eduardo Ramos. Além destes muitos outros espectáculos de folclore, cante alentejano, performance poética e animações de rua, vão ajudar a criar o ambiente certo para o certame.

Pode conhecer o programa em pormenor consultando o sítio da autarquia tavirense na internet (VER).

 

Facebook Comments

Comentários no Facebook