Tavira promove semana sénior

Tavira promove semana sénior

236
PARTILHE
Semana sénior visa promover o convívio e entretenimento dos idosos do concelho
Semana sénior visa promover o convívio e entretenimento dos idosos do concelho

Tavira promove, entre 29 de Setembro a 3 de Outubro, a Semana Sénior. Música, exposição fotográfica, desfile de moda e sessões de esclarecimentos são alguns dos destaques desta iniciativa.

A Semana inicia-se, no dia 29, pelas 15 horas, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, seguindo-se a actuação dos coros do Centro Intergeracional da Pegada e da Associação Âncora, assim como a inauguração da exposição fotográfica “Momentos (E)Ternos”, pelas 16 horas.

No dia 30 realiza-se, pelas 14.30, o concurso Miss e Mister Sénior Tavira, no Mercado da Ribeira ou Jardim do Coreto, em função das condições meteorológicas.

Está prevista, igualmente, no dia 1 de Outubro, pelas 11 horas, a eucaristia “Dia do Idoso”, na Igreja do Carmo. No dia seguinte, está agendado um passeio ao Zoo de Lagos para os utentes das instituições de solidariedade social do concelho.

- Pub -

No dia 3, a partir das 14.30, o Mercado da Ribeira ou o Jardim do Coreto, acolhe a sessão de esclarecimento promovida pela Polícia de Segurança Pública e Guarda Nacional acerca do patrulhamento de proximidade e principais medidas de segurança, assim como a acção subordinada à violência contra Idosos pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima.

Está programada também, pelas 15.30 horas, uma aula de zumba sénior, sucedida de animação musical. Prevê-se a colaboração da Delegação de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa, através da realização de testes de glicémia, colesterol e medição de tensão arterial.

Grupo Idade Sénior integra 15 entidades do concelho

De realçar que a Semana Sénior é promovida pelo Grupo Idade Sénior e visa assinalar o Dia Mundial do Idoso que se assinala no dia 1 de Outubro.

A Rede Social de Tavira, no âmbito da problemática do envelhecimento demográfico e das alterações verificadas na estrutura social e familiar, na sociedade actual, determinou a constituição de um grupo de trabalho na área dos idosos, com o objectivo de organizar respostas adequadas e activas a esta faixa etária da população.

O trabalho desenvolvido por este Grupo visa combater a vulnerabilidade social, através de medidas que assegurem os seus direitos básicos de cidadania. Romper situações de isolamento social, garantir condições de segurança e bem-estar, promover acções socioculturais e encontros são alguns dos seus objectivos.

Integram o Grupo Idade Sénior 15 entidades, nomeadamente, Município de Tavira, Instituto de Segurança Social – Centro Distrital de Segurança Social de Faro, Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, Centro de Saúde de Tavira, Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana, Delegação de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa, Centro Social de Santo Estêvão, Centro Nossa Senhora das Dores de Santa Catarina, Centro Paroquial e Social de Cachopo, Casa de Povo da Luz de Tavira, Santa Casa da Misericórdia, Centro Paroquial e Social de Sana Maria, Âncora – Associação e “O Pontão” Associação de Solidariedade da Conceição de Tavira.

Facebook Comments
PARTILHE
Email: jornalpostal@gmail.com

Comentários no Facebook