Teatro das Figuras assinala Dia Mundial da Música

Teatro das Figuras assinala Dia Mundial da Música

190
PARTILHE
António Pinho Vargas dará concerto em Faro no dia 1 de Outubro
António Pinho Vargas dará concerto em Faro no dia 1 de Outubro

O Teatro das Figuras assinala o Dia Mundial da Música, 1 de Outubro, com um recital pelo consagrado pianista português António Pinho Vargas, que terá lugar às 21.30 horas.

Compositor, músico, ensaísta. António Pinho Vargas tem licenciatura em História, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Curso Superior de Piano do Conservatório do Porto e Mestrado de Composição do Conservatório de Roterdão na Holanda. Professor de composição na Escola Superior de Música de Lisboa desde 1991 e investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Completou o seu doutoramento em Sociologia da Cultura na Universidade de Coimbra em 2010.

Gravou nove discos de jazz como pianista/compositor incluindo os dois CDs duplos Solo (2008) e Solo II (2009) e Improvisações (2011) em piano solo. Foram já editados seis discos monográficos com algumas das suas obras. Compôs quatro óperas, três oratórias, dez peças para orquestra, oito obras para ensemble, vinte obras de câmara, sete obras para solistas e música para cinco filmes tendo recebido em dois deles prémios de melhor música de cinema em Portugal e no Brasil.

Recebeu em 2012 o IX Prémio Universidade de Coimbra, pela sua contribuição para a música contemporânea portuguesa, o Prémio José Afonso pelo disco Solo II e o prémio SPA Autores pela obra Magnificat para coro e orquestra em 2014.

- Pub -

Neste concerto António Pinho Vargas tocará algumas das 36 peças que constituem os livros “Dinky Toys e outras histórias” – volume I e “Twin Peaks e outras histórias” – volume II e fará improvisações a partir desses temas, na sua maioria compostos nos anos 80.

Facebook Comments

Comentários no Facebook