Tetracampeão de snooker testa tecnologia da UAlg (c/ Vídeo)

Tetracampeão de snooker testa tecnologia da UAlg (c/ Vídeo)

245
PARTILHE
Projecto algarvio está a ser bem recebido no Brasil
Projecto algarvio está a ser bem recebido no Brasil

Noel Rodrigues, tetracampeão brasileiro de snooker e recordista do Guiness Book, tem usado algumas das suas brilhantes “tacadas” para testar e dar a conhecer o projecto PoolLiveAid, desenvolvido por Luís Sousa e Ricardo Alves, investigadores da Universidade do Algarve, que estão a participar na feira “Rio Oil & Gas Expo and Conference”, que termina hoje, no Rio de Janeiro.

Os investigadores e alunos do mestrado em Engenharia Eléctrica e Electrónica (ramo Tecnologias de Informação e Telecomunicações), do Instituto Superior de Engenharia da UAlg, foram convidados pela empresa Andrade Gutierrez para mostrar as mais recentes actualizações do procjeto «PoolLiveAid», ao lado de Noel Rodrigues, reforçando, assim, a sua imagem no mercado internacional, na mais tradicional feira da América Latina.

Questionados sobre se já tinham pensado em ter um campeão de snooker como Noel Rodrigues a experimentar o «PoolLiveAid», os dois investigadores confessam que sim, mas que nunca acharam que seria possível. “Embora o nosso projecto contemple uma vertente mais amadora, acabamos por aprender muitas coisas com um profissional e campeão de snooker, o Noel tem-nos ajudado e acompanhado todos os dias da feira, mostrando a nossa tecnologia em conjunto com alguns dos seus truques”.

Reacções “excelentes” no Rio de Janeiro

- Pub -

Sendo o Snooker um desporto de eleição no Brasil, Luís e Ricardo explicam que o feedback recebido por parte do público tem sido excelente. “Na altura que ligámos a tecnologia, pela primeira vez, as pessoas começaram a juntar-se à volta da mesa para ver o que estava a acontecer e ficaram maravilhadas com as possibilidades que o nosso projecto tem para oferecer”, salienta Ricardo. Por sua vez, também Luís constatou que “os visitantes que tiveram a oportunidade de experimentar o «PoolLiveAid», com a ajuda do Noel Rodrigues, fazendo algumas jogadas impraticáveis para jogadores inexperientes, ficaram bastante contentes por conseguir fazer o que antes seria impossível”.

Recorde-se que este projecto de investigação rapidamente se tornou um verdadeiro fenómeno da internet, por prever o movimento da bola, utilizando um processamento em tempo real que calcula e projecta as trajectórias na mesa, através de uma linha de luz.

O programa pode funcionar com qualquer webcam, desde que tenha uma resolução de alta definição, numa mesa de snooker comum, com um projector que permita reajustar os cantos de projecção.

Para ver o vídeo de Noel Rodrigues na “Rio Oil & Gas Expo and Conference”, no Rio de Janeiro clique (AQUI)

 

 

Facebook Comments

Comentários no Facebook