Zoo de Lagos ganha três saguins-de-mãos-amarelas

Zoo de Lagos ganha três saguins-de-mãos-amarelas

220
PARTILHE
Nova espécie pode viver mais de duas décadas
Nova espécie pode viver mais de duas décadas

A família do Zoo de Lagos não pára de crescer. Desta vez o número de habitantes aumentou com a chegada de três fêmeas de uma nova espécie. São representantes da espécie saguim-de-mãos-amarelas ou saguinus midas. Foram transferidas da Fundación do Zoo de Santillana em Espanha.

Os saguins-de-mãos-amarelas são mamíferos, primatas, medem entre os 20.5 a 28 cm e pesam entre 400 a 550 g. No habitat natural vivem até aos dez anos, já em cativeiro ultrapassam as duas décadas, 22 anos. É uma espécie originária do Norte do Brasil, Guiana, Guiana Francesa e Suriname. Alimentam-se à base de insectos, fruta, folhas, flores, néctar, seiva ou outros fluidos de plantas, aranhas e pequenos vertebrados.

Os saguins adultos atingem a maturidade sexual entre os 16 e os 20 meses. A gestação é de 140 a 145 dias, nascendo uma a duas crias, ou mais raramente três. O saguim-de-mãos-amarelas vive em grupos de dois a seis indivíduos, de diferentes idades e sexo.

O saguim-de-mãos-amarelas vive em árvores com copas pequenas (menos de 15 m de diâmetro). Foram observados a dar saltos de uma altura de mais de 20 metros para o solo sem mostrarem posteriormente qualquer tipo de ferimento.

Facebook Comments

Comentários no Facebook