Albufeira dedica semana gastronómica à cavala

Albufeira dedica semana gastronómica à cavala

224
PARTILHE
Evento pretende promover o consumo da cavala algarvia
Evento pretende promover o consumo da cavala algarvia

A Semana da Cavala Algarvia já começou e vai decorrer, em simultâneo em todos os concelhos do barlavento algarvio, até à próxima sexta-feira, dia 31.

Os nove restaurantes que aderiram ao projecto em Albufeira são: restaurante do Clube de Peca Náutica e Desportiva de Albufeira, O Marinheiro, A Casa Velha, Flor do Mar, Três Palmeiras, Casa da Avó, Pinhal do António, Lagosteira e Grelha do Ti Manel. De caminho pode tirar uma fotografia ao prato que escolheu e habilitar-se a ganhar um prémio – um pendurante em forma de cavala para tomar nota dos seus menus.

O evento tem por objectivo revelar algumas das particularidades biológicas da cavala da costa algarvia, promover o seu consumo e valorização enquanto recurso económico. Para o efeito têm sido realizados diversos estudos com vista a determinar a sua época de reprodução e teor em lípidos, de modo a definir os tamanhos de desembarque adequados, bem como a altura do ano mais propícia ao seu consumo. Paralelamente, realizaram-se um conjunto de eventos, entre os quais as demonstrações culinárias e provas de degustação, que em Albufeira decorreram no Mercado Municipal dos Caliços e na Marina de Albufeira, no passado mês de Agosto.

Trata-se de uma iniciativa que se integra no projecto Cavala VRP, coordenado pelo Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve.

Facebook Comments

Comentários no Facebook