Cordão dunar da Praia do Farol reforçado em 2015

Cordão dunar da Praia do Farol reforçado em 2015

183
PARTILHE
Intervenção contribuirá para melhorar as condições de navegabilidade
Intervenção contribuirá para melhorar as condições de navegabilidade

Os trabalhos de reforço do cordão dunar na Praia do Farol (Ilha da Culatra) deverão arrancar no início de 2015, estimou a Sociedade Polis Litoral Ria Formosa, que lançou recentemente um concurso público para a execução da obra.

Em comunicado, a Polis adianta que o reforço do cordão dunar naquela praia será feito mediante a movimentação de sedimentos provenientes dos canais de Faro e de Olhão, contribuindo não só para reduzir riscos como para melhorar a navegabilidade.

Segundo a Polis Ria Formosa, a intervenção, cujo preço base é de 1,7 milhões de euros, contribuirá também para uma melhoria das condições de navegabilidade nas áreas intervencionadas.

“Desta forma, pretende-se promover a recuperação dunar, mitigando a vulnerabilidade do sistema a factores de risco, e potenciar os valores naturais do sistema, quer através do aumento da taxa de renovação de água, quer da melhoria geral da circulação hídrica na laguna”, lê-se no comunicado.

- Pub -

A intervenção surge na sequência do Plano de Acção para a Valorização Hidrodinâmica e Mitigação de Risco nas Ilhas Barreira.

O financiamento da empreitada é assegurado pelo Programa Operacional Temático Valorização do Território (POVT) e por um protocolo entre a Polis e a Administração dos Portos de Sines e do Algarve.

O prazo previsto para a execução da obra é de 150 dias, perspectivando-se que estejam reunidas as condições para o arranque dos trabalhos já no início de 2015.

(Agência Lusa)

 

Facebook Comments
PARTILHE
Email: jornalpostal@gmail.com

Comentários no Facebook