Loulé revela projectos vencedores do Orçamento Participativo

Loulé revela projectos vencedores do Orçamento Participativo

260
PARTILHE
Câmara de Loulé anunciou os 11 projectos que vão avançar no concelho
Câmara de Loulé anunciou os 11 projectos que vão avançar no concelho

A Câmara de Loulé anunciou na sexta-feira à noite os 11 projectos que vão concretizar-se naquele concelho algarvio no âmbito da primeira edição do Orçamento Participativo (OP).

A fase de eleição de projectos obteve 7.448 votos electrónicos e presenciais.

“De facto as pessoas envolveram-se e responderam de uma forma muito positiva”, disse à Lusa o presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo, que quer reservar uma verba superior para a segunda edição do OP, que este ano contou com um orçamento de meio milhão de euros.

Cobertura no polidesportivo da Cortelha foi a proposta mais votada

- Pub -

A colocação de uma cobertura no campo do polidesportivo da Cortelha, na freguesia de Salir, foi a proposta mais votada, entre as 33 propostas que foram a votos (três por cada freguesia do concelho), tendo arrecadado 1.288 votos.

Em Quarteira, a proposta de repavimentação e recuperação da sala polivalente do Centro de Apoio à Criança de Quarteira saiu vencedora com 897 votos, enquanto na freguesia de S. Clemente a proposta de dinamização do Parque Municipal de Loulé com um parque de “Street Workout”, informação sobre árvores e biodiversidade, espaço artes e ofícios, zona wi-fi e tapete de xadrez obteve 617 votos.

Em S. Sebastião vai ser construído um espaço de uso colectivo no centro de Vale Judeu, a requalificação do campo de malha, um espaço verde de recreio, um parque infantil e uma zona de estacionamento, enquanto na freguesia de Alte foi eleito o projecto de colocação do telhado e de portas na Capela de Santa Margarida.

Almancil alvo de requalificação

O nó de ligação entre S. Lourenço e a Avenida Duarte Pacheco, em Almancil, vai ser alvo de obras de requalificação com a criação de bermas, a colocação de iluminação pública, espaços verdes e um monumento de um artista local.

Na União de Freguesias da Tôr, Querença e Benafim, foram escolhidos três projectos, um por cada antiga freguesia, que incluem a reparação do antigo caminho do Poço da Prensa, a criação de uma rota da água e limpeza das levadas de água para fins turísticos e agrícolas e a criação de um parque de caravanas que possa ser utilizado para fins culturais, desportivos, entre outros.

No Ameixial venceu o projecto de construção de um espelho de água junto à Fonte da Seiceira, enquanto em Boliqueime a votação determinou a construção de um parque de feiras, mercados e exposições.

O processo deste primeiro Orçamento Participativo de Loulé terminou a fase de participação dos munícipes e avança agora para a aprovação formal do plano plurianual de investimentos e orçamento pela Câmara e pela Assembleia Municipal.

(Agência Lusa)

Facebook Comments

Comentários no Facebook