Tavira promove actividade física para todas as idades

Tavira promove actividade física para todas as idades

297
PARTILHE
O Programa de Promoção da Actividade Física foi apresentado no Salão Nobre dos Paços do Concelho
O Programa de Promoção da Actividade Física foi apresentado no Salão Nobre dos Paços do Concelho

O Programa de Promoção da Actividade Física foi apresentado ontem, segunda-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Tavira.

Trata-se de uma iniciativa da autarquia, dinamizada pela Casa do Povo de Santo Estêvão, que resulta num investimento de cerca de 50 mil euros acrescido de IVA.

“Todos em movimento”, “Infantários em movimento”, “Escola activa”, “Todos a caminhar”, “Todos a pedalar”, “Actividade física adaptada”, “Põe-te a mexer” e “Viva mais” são as ofertas que integram o programa deste ano, através de quadros profissionais na área da educação física e desporto, o qual inclui projectos diferenciados que abrangem várias faixas etárias.

Assim, “Todos em movimento” surge no âmbito de uma parceria com a ACES do Sotavento e destina-se aos utentes, a partir dos três anos, sinalizados por esta entidade. O grande objectivo é o combate à obesidade e a promoção da actividade física regular no seguimento da estratégia local de saúde.

O projecto “Infantários em movimento” destina-se a alunos do ensino pré-escolar, com idade compreendida entre os três e os cinco anos, e tem como intuito o desenvolvimento da psicomotricidade infantil.

“Escola Activa” visa alunos, com idades entre os cinco e os dez anos, das escolas do 1.º ciclo do concelho com obesidade ou sedentários. O objectivo consiste na promoção de actividades desportivas no âmbito do programa do 1.º ciclo.

“Todos a caminhar” destina-se a cidadãos com mais de dez anos e visa a prática de caminhadas ou marchas-corrida concelhias (freguesias) e do calendário regional do Algarve.

“Todos a pedalar” dirige-se a pessoas com mais de doze anos e consiste em passeios guiados em bicicleta de BTT pelas diferentes freguesias.

O projecto “Actividade física adaptada” está direccionado aos utentes da Fundação Irene Rolo, portadores de algum tipo de deficiência. O exercício da actividade física, este ano, incide sob a prática de boccia, jogos lúdico-desportivos e adaptação ao meio aquático.

“Põe-te a mexer” visa cidadãos, entre 18 e os 54 anos, e tem como objectivo a prática de actividade física/ desportiva, nomeadamente, ginástica de manutenção, aeróbica, localizada, fitness e GAP.

“Viva mais” está orientado para cidadãos com mais de 55 anos e tem como finalidade a prática de actividade física/desportiva, designadamente, ginástica de manutenção, gerontomotrocidade e hidroginástica.

Segundo refere a autarquia tavirense em nota de imprensa, “os projectos são gratuitos e possibilitam uma oferta desportiva diversificada de modo a sensibilizar a população para a adopção de um estilo de vida saudável, combatendo o sedentarismo e potenciando a qualidade de vida da população”.

Facebook Comments

Comentários no Facebook