Albufeira é a cidade que mais atrai estrangeiros

Albufeira é a cidade que mais atrai estrangeiros

241
PARTILHE
Albufeira é a cidade do país com mais população estrangeira
Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, Albufeira é a cidade do país com mais população estrangeira

Portugal tem 159 cidades, nas quais residem 4,5 milhões de pessoas, o que corresponde a 42% da população. Albufeira é a cidade do país com mais população estrangeira – 22,5% da população residente – e uma das cidades com maior atracção residencial, de acordo com os dados mais recentes divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística.

Segundo refere a autarquia de Albufeira em nota de imprensa, “a nível regional, o conjunto das cidades do Algarve apresentava a proporção máxima observada (11%), atingindo o triplo do valor médio registado em Portugal e mais do dobro do valor médio das cidades portuguesas. Em todas as cidades do Algarve a proporção de população estrangeira era superior à média das cidades portuguesas, sendo Albufeira a cidade do país com maior expressão de população estrangeira – 22,5%”.

Os indicadores estatísticos revelaram que em 2011, 4,5 milhões de pessoas – 42% da população – residia em cidades. O crescimento das cidades pode ser verificado através da informação sobre as migrações para as cidades, sendo que este indicador mede a atracção residencial das cidades face ao restante território nacional. Neste parâmetro, Albufeira é uma das cidades com os valores mais elevados; posicionou-se em terceiro lugar com 17%, só ultrapassada pela cidade de Caniço, na Madeira, com 20%, e Montijo com 18%.

No que respeita aos sectores da actividade económica, o sector terciário é o que maior importância tem nas cidades portuguesas, em termos de população empregada – 79%. Neste item, Albufeira apresenta-se com 86%.

- Pub -

No âmbito deste trabalho, destaque-se ainda a informação referente à construção de novas habitações (dez anos anteriores aos censos), com as cidades algarvias a apresentarem valores bastante significativos (17,8%), se tivermos em conta que a construção nova para habitação era menor nas cidades. Também aqui Albufeira apresenta-se entre as cidades com os valores mais elevados (26,1%).

Facebook Comments

Comentários no Facebook