APSI alerta para o perigo das quedas das crianças

APSI alerta para o perigo das quedas das crianças

183
PARTILHE
A APSI lançou hoje uma nova campanha com o mote “Acabe com as quedas para a desgraça”
A APSI lançou hoje uma nova campanha com o mote “Acabe com as quedas para a desgraça”

A Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI), lançou esta segunda-feira uma nova campanha de sensibilização com o mote “Acabe com as quedas para a desgraça”, com o objectivo de alertar para o problema das quedas nas crianças.

Estas quedas, especialmente graves quando ocorrem de alturas elevadas, nomeadamente de janelas e varandas sem protecção adequada, conduzem em muitos casos à morte. A associação quer atingir públicos distintos: os encarregados de educação – entre pais, familiares e professores – para que se informem sobre as medidas de segurança a tomar; os projectistas e construtores para que adoptem as melhores práticas de projecto e construção; e o poder local e central, que deve garantir a criação de legislação e normas harmonizadas de construção. “Só desta forma será possível garantir que as construções (novas ou reabilitadas) salvaguardam de forma eficaz a segurança das crianças”, explica a associação em not de imprensa.

A campanha, com presença na rádio, TV e imprensa, contou com a participação especial da cantora Maria Ana Bobone que canta uma versão a capela da música de Vitorino “Menina Estás à Janela” que ganha neste contexto uma nova carga dramática. Luís Mileu e Ricardo Henriques, autores do projecto de solidariedade Projecto 2 Faces, foram os autores da criatividade da campanha, que teve o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

As situações de risco e os conselhos de segurança, estão disponíveis no sítio da APSI em apsi.org.pt e num folheto que será distribuído nas farmácias e com as revistas Pais & Filhos e Estrelas e Ouriços.

- Pub -

Na rede nacional de transportes colectivos, será possível encontrar os cartazes alusivos à campanha, em Lisboa, Porto, Coimbra, Viseu, Braga, Funchal e Algarve.

Hoje, às 14.30 horas, na Ordem dos Arquitectos, em Lisboa, a APSI apresentará numa conferência de imprensa pública os resultados do Estudo de Quedas em Crianças (2000-2013). De seguida decorrerá um debate sobre algumas questões relacionadas com a segurança da criança nos espaços construídos, com a participação das entidades e organismos convidados.

Facebook Comments

Comentários no Facebook