Câmara de Loulé aposta na segurança escolar

Câmara de Loulé aposta na segurança escolar

153
PARTILHE
Acção visa sensibilizar os alunos acerca dos procedimentos a adoptar em caso de acidente grave ou catástrofe
Acção visa sensibilizar os alunos acerca dos procedimentos a adoptar em caso de acidente grave ou catástrofe

A Câmara de Loulé, através do seu Serviço Municipal de Protecção Civil, no âmbito das suas competências para prevenção e segurança, deu início no passado mês de Outubro à acção de sensibilização “Na Escola em Segurança – A Protecção Civil Começa Na Escola”.

Dirigida a toda a comunidade escolar do 1º Ciclo do Concelho, esta iniciativa será realizada no decorrer do ano lectivo 2014/2015, contando com a parceria da Guarda Nacional Republicana.

Segundo refere a autarquia louletana em nota de imprensa, “tem sido apanágio do Serviço Municipal de Protecção Civil de Loulé apostar numa cultura de Segurança e Protecção Civil nos estabelecimentos de ensino do concelho. Assim, esta acção visa, essencialmente, informar e sensibilizar a comunidade escolar (alunos, professores e auxiliares de educação) do 1º Ciclo acerca dos procedimentos a adoptar, em caso de acidente grave ou catástrofe, sendo desta forma o primeiro contacto dos alunos com esta temática de importância vital para a sociedade”.

Os conteúdos pedagógicos a abordar são os seguintes: o conceito de Protecção Civil e os seus agentes; riscos; medidas de auto protecção em caso de incêndio, sismo e tornado; procedimentos de evacuação e comportamentos gerais de segurança. A acção é composta por uma parte teórica e uma parte prática (onde serão efetuados os procedimentos de evacuação para o ponto de encontro).

“Uma comunidade informada é uma comunidade preparada e a melhor forma de cada um poder intervir é estar advertido no que respeita aos riscos existentes no seu meio, assim como sobre os procedimentos de auto-protecção que se devem adoptar, podendo assim minimizar os danos provenientes de uma situação inusitada”, conclui a autarquia.

Facebook Comments
PARTILHE
Email: jornalpostal@gmail.com

Comentários no Facebook