Concerto de órgão na Igreja da Misericórdia

Concerto de órgão na Igreja da Misericórdia

195
PARTILHE
O organista checo Pavel Černý já actuou em grandes palcos internacionais
O organista checo Pavel Černý, que já actuou em grandes palcos internacionais, traz a sua arte até Tavira

A Igreja da Misericórdia de Tavira vai receber, no próximo dia 27, pelas 18 horas, um concerto de órgão com Pavel Černý.

O programa é composto por música de órgão em tempos dos governantes Habsburgo. Assim, Pavel Černý vai interpretar músicas de vários países.

Chéquia – “Toccata IV. Toni” (Jakob Hassler, 1569 – 1618); “Fantasia in F” (Carolus Luython, 1557 – 1620) e “Heroes, pugnate viri fortissimi” (Jacobus Handl-Gallus 1550 – 1591).

Áustria – “Capriccio sopra il Cucu”, 1. versão, 17 de Julho de 1679 em Praga, (Johann Caspar Kerll 1627 – 1693); “Toccata duodecima et ultima”, Apparatus musico-organisticus, (Georg Muffat, 1653 – 1704).

- Pub -

Itália – “Toccata per l´Elevazione” (Girolamo Frescobaldi, 1583 – 1643) e “Canzone francese”, Nº 7 (Bernardo Pasquini ,1637 – 1710).

Holanda – “Fantasia Echo” (Jan Pieterszoon Sweelinck, 1562 – 1621), “Fantasia in c” (Abraham van den Kerckhoven, 1618 – 1702).

Espanha – “Tiento Lleno”, 2° tono, (Juan Bautista Cabanilles, 1644 – 1712) e “Pange língua” (Pablo Bruna, 1611 – 1679).

Portugal – “Portugal Batalha de 6° Tom” (ca 1695) António Correa de Braga.

Quem é Pavel Černý

O organista, pedagogo e organólogo Pavel Černý, que se formou no Conservatório de Praga e na Academia de Belas Artes de Praga, é presença habitual nos palcos da República Checa (Festival Primavera de Praga, FOK Orquestra Sinfónica da Capital Praga, Filarmónica Checa, Concentus Moraviae, Festival Checo de Cultura, O Maio de Janáček, Festival de Música de São Venceslau e muitos outros eventos). Actua frequentemente noutros países europeus e também nos EUA, Japão, Brasil, África e Cuba. Além de intérprete, é professor na Academia de Belas Artes de Praga e na Academia de Belas Artes de Janáček em Brno, membro de júri em competições nacionais e internacionais e consultor artístico dos festivais de órgão.

Destacou-se por vencer competições de órgão em Opava (1990), Liubliana (1992) e no Festival Primavera de Praga (1994).

Na República Checa e no estrangeiro realizou gravações para a rádio e para a televisão e as suas gravações de música de órgão editadas em CD receberam louvor da crítica internacional.

Autor de séries radiofónicas sobre órgão, utiliza em ocasiões especiais um instrumento portátil construído por um mestre checo anónimo no século XVIII, que ele próprio restaurou sob a direcção de especialistas dos Países Baixos. Participa em comissões especializadas dedicadas à construção, restauro e documentação de órgãos, publicando artigos na imprensa especializada e promovendo instrumentos históricos na República Checa.

O concerto conta com o Alto Patrocínio da Embaixada da República Checa em Portugal e da Câmara de Tavira, numa iniciativa organizada pelo Consulado Honorário da República Checa em Faro e pela Associação Internacional de Paremiologia, que conta com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Tavira.

Facebook Comments
PARTILHE
Email: jornalpostal@gmail.com

Comentários no Facebook