Faleceu José Marciano Nobre

Faleceu José Marciano Nobre

168
PARTILHE
Marciano Nobre foi um dos presidentes da autarquia farense
Marciano Nobre foi um dos presidentes da autarquia farense

A Câmara de Faro anunciou há pouco o falecimento, hoje, de um dos antigos autarcas que presidiram à edilidade farense, José Marciano Nobre, aos 87 anos de idade.

A autarquia da capital de distrito faz saber que por este facto “vai colocar a bandeira do Município a meia haste” e que o funeral tem lugar amanhã (dia 5) no Cemitério da Boa Esperança, após celebração de missa de corpo presente pelas 10.30 horas, na Igreja do Pé da Cruz. O corpo do Eng.º Marciano Nobre estará a partir desta tarde em câmara ardente na Igreja do Pé da Cruz.

José Marciano Nobre, que nasceu em Tavira a 5 de Junho de 1927, desempenhou inúmeros cargos em instituições do concelho de Faro, cumprindo, diz a autarquia, “destacar as suas passagens pela Câmara Municipal”. “Entre 1976 e 1979 foi vereador da primeira Câmara eleita após o 25 de Abril de 1974, presidida então pelo Eng.º Joaquim Lopes Belchior”.

De acordo com a nota de imprensa da autarquia actualmente presidida por Rogério Bacalhau, “nas eleições de Dezembro de 1979 mereceu da parte dos seus concidadãos o reconhecimento e a confiança necessários para ser eleito Presidente da Câmara Municipal. À frente dos destinos do Município entre os anos de 1980 e 1982, levou a cabo um muito relevante trabalho, pelas inúmeras realizações concretas que marcaram o desenvolvimento do concelho e o progresso da qualidade de vida dos Farenses, em ambiente de forte contenção, devido à situação de severa crise económica que o país então atravessava”.

- Pub -

“Antes disso, Marciano Nobre exerceu o cargo de Presidente do Rotary Clube de Faro no biénio 1973 / 1974, tendo sido igualmente Comandante dos Bombeiros Municipais. Quanto à sua carreira profissional, grande parte dela foi dedicada à autarquia farense, porquanto aqui exerceu funções técnicas no Departamento de Obras onde foi, sempre com elevado mérito, Técnico e Chefe da Secção Técnica (1968-1971). Para além disso, Marciano Nobre, que iniciou a sua carreira na Direcção Hidráulica do Guadiana, passou pela actividade privada em firmas de prestígio e de grande importância para o Turismo e para o Algarve”, refere ainda a autarquia.

Como corolário de toda a sua dedicação ao Algarve e a Faro, José Marciano Nobre foi em 1995 distinguido com a Medalha de Mérito Grau Ouro.

Finalmente o município de Faro “apresenta as suas condolências à família deste ilustre cidadão do nosso concelho”.

 

Facebook Comments

Comentários no Facebook