Fotografias de Eduardo Gageiro para ver em Loulé

Fotografias de Eduardo Gageiro para ver em Loulé

242
PARTILHE
Eduardo Gageiro já recebeu diversos prémios mundiais na área da fotografia
Eduardo Gageiro já recebeu diversos prémios mundiais na área da fotografia

A Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, vai receber até ao próximo dia 13 de Dezembro uma exposição fotográfica de Eduardo Gageiro sobre o seu livro “Silêncios”.

Trata-se de um testemunho, repleto de respeito do artista pelo ser humano, nomeadamente na sua necessidade de se recolher em si próprio, quiçá no que nele existe de mais secreto e mais profundo. De realçar a cumplicidade magnífica das fotografias com os textos da escritora Lídia Jorge, dotados da qualidade a que já nos habituou.

Quem é Eduardo Gageiro

Eduardo Gageiro nasceu em Sacavém, a 16 de Fevereiro de 1935. Empregado de escritório na Fábrica de Loiça de Sacavém de 1947 a 1957, conviveu diariamente com pintores, escultores e operários fabris, que o influenciam na sua decisão de fazer fotojornalismo.

Com 12 anos publica no Diário de Notícias, com honras de primeira página, a sua primeira fotografia.

Começa a sua actividade de repórter fotográfico no Diário Ilustrado em 1957.

Foi fotógrafo do Diário Ilustrado, O Século Ilustrado, Eva, Almanaque, Match Magazine, editor da revista Sábado, Associated Press (Portugal), Companhia Nacional de Bailado, da Assembleia da República e da Presidência da República. Trabalhou, nomeadamente, para a Deustche Gramophone – Alemanha, Yamaha – Japão e para a Cartier. Actualmente é freelancer.

É membro de honra do Fotokluba Riga (ex-URSS), Fotoclube Natron (ex-Jugoslávia), Osterreichisdhe Fur Photographie, O.G.Ph Viena (Áustria), Gold Year de Honra (Novi Sad, ex-Jugoslávia) e Excellence F.I.A.P. (Fédération Internationale de l’art Photographique – Berna, Suíça).

No II Congresso Internacional de Repórteres Fotográficos, realizado em S. Paulo, Brasil, em 1966, foi nomeado vice-presidente.

É Mestre Fotógrafo Honorário da Associação de Fotógrafos Profissionais – 2009, Cavaleiro da Ordem de Leopoldo II – Bélgica e Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

Foi condecorado com os mais diversos prémios mundiais na área da fotografia. Participou em exposições colectivas e individuais em diversos pontos do globo.

 

Facebook Comments

Comentários no Facebook