Help-portrait leva fotografia solidária a Silves

Help-portrait leva fotografia solidária a Silves

319
PARTILHE
Imagem de uma sessão da iniciativa Help-portrait
Imagem de uma sessão da iniciativa Help-portrait

Já pensou que há pessoas que nunca tiveram um retrato seu tirado por um fotógrafo e que não têm em casa um retrato que condense numa imagem um momento da sua vida?

É exactamente para pessoas nestas condições que a Help-portrait, uma comunidade de fotógrafos de todo o mundo que se junta anualmente a 6 de Dezembro para um evento solidário de fotografia, prepara em Silves uma ‘mega-sessão’ fotográfica, destinada a idosos e famílias carenciadas independentemente da idade dos membros do agregado familiar.

No próximo dia 6 de Dezembro, na Fisul, em Silves, a Help-portrait vai levar um pouco do brilho e do glamour das grandes produções de fotografia a quem não tem possibilidade de chegar ao mundo da fotografia profissional.

Com a ajuda, até ao momento, de cerca de 30 voluntários, entre fotógrafos profissionais, maquilhadores, cabeleireiros, e técnicos, a Help-portrait vai fotografar pessoas seleccionadas através dos Serviços Sociais da Câmara de Silves, da Santa Casa da Misericórdia local, da Associação Castelo dos Sonhos, e do Banco do Tempo em Albufeira e dar-lhes a conhecer um seu lado muito especial, o da imagem fotogénica única que um fotógrafo profissional sabe como ninguém captar.

- Pub -

Ao todo a organização, que conta com o apoio da empresa Águas do Algarve, prevê que estejam envolvidos no evento mais de 150 pessoas, que tudo farão para que quem é fotografado leve para casa fotografias únicas de um momento ao qual de outra forma dificilmente teria acesso.

Ajudar a criar o sonho

De acordo com Teresa Fernandes, em declarações ao POSTAL, este é um evento ao qual a Águas do Algarve se associa no âmbito da sua política de apoio a iniciativas de carácter solidário e social.

A responsável pelo departamento de comunicação da Águas do Algarve lembra que para uma iniciativa desta envergadura todo o apoio logístico e voluntariado são necessários e sublinha alguns dos bens que decerto podem ajudar a que o sonho se torne realidade por um dia, nomeadamente, papel fotográfico, molduras para as fotografias, tinteiros para impressão das fotografias e bens alimentares para o lanche.

Já na área dos recursos humanos “o voluntariado pode ser prestado no evento por profissionais de fotografia, cabeleireiros e maquilhadores, bem como através de voluntariado indiferenciado de apoio logístico à organização. Todos são bem-vindos”, refere Teresa Fernandes.

A Help-portrait é uma comunidade de fotógrafos de todo o Mundo que se juntam, num mesmo dia, 6 de Dezembro e usam todo o seu talento e conhecimento para dar o melhor de si de volta à comunidade onde vivem.

Desde 2009 até agora mais de 3.400 fotógrafos, ajudados por 7.740 voluntários, em 384 locais distribuídos por 47 Países deram aos mais necessitados mais 76.527 fotos, refere a nota de imprensa da Águas do Algarve.

O processo é muito simples, encontrar pessoas em dificuldade, tirar uma foto, imprimir e entregar.

A iniciativa da Help-portrait não é sobre tirar fotografias, mas sim sobre dar. As fotos do Help-portrait não são para o portefólio, para o site ou mesmo para venda pelos fotógrafos. Não há dinheiro envolvido, nem auto-promoção, revela a Águas do Algarve.

Para ajudar a tornar este evento uma realidade a Águas do Algarve está disponível para quaisquer esclarecimentos adicionais a empresas e particulares que queiram ajudar a organização através dos contactos da empresa responsável pelos sistemas multi-municipais de água e saneamento do Algarve.

Facebook Comments

Comentários no Facebook