Loulé homenageia Victor Borges com exposição

Loulé homenageia Victor Borges com exposição

325
PARTILHE
Exposição ‘Os Génios não Morrem’ pode ser vista entre 7 e 29 de Novembro
Exposição ‘Os Génios não Morrem’ pode ser vista entre 7 e 29 de Novembro

O CECAL – Centro de Experimentação e Criação Artística de Loulé (Parque Municipal), recebe, entre 7 e 29 de Novembro, a exposição de homenagem a Victor Borges “Os Génios não Morrem”, numa organização da Casa da Cultura de Loulé, com o apoio da Câmara de Loulé.

Apaixonado pela nossa história, Victor Borges, tinha uma frase que definia essa paixão: “Se queres saber quem és, tens que saber de onde vens, só sabendo de onde vens, irás saber onde estás, quem és e para onde vais”.

Ao longo da sua curta vida, explorou e desenvolveu vários projectos artísticos ligados à arquitectura, escultura, pintura, ilustração e literatura, destacando-se “O Pátio da D. António”, em Benafim, (arquitectura), o monumento de homenagem ao Poeta Al-Mù Tamid (arquitetura), em Beja, a “Ara Vitae” (escultura) que foi levada de Loulé para Benafim, após a sua morte. Na ilustração, sobressaem os painéis com a reconstituição completa da XELB (designação árabe da cidade de Silves) durante a ocupação islâmica do século XIII. E na literatura alguns exemplos como o Cursum Perficio – Viagem a Akhshânba e o livro a título póstumo, APOKALYPSIS, uma compilação de manuscritos e ilustrações de Victor Borges, sobre as origens do Cristianismo. Por terminar ficaram alguns projectos artísticos, como por exemplo o monumento a Isabel de Portugal, destinado para a cidade Belga de Bruges.

Victor Borges nasceu a 2 de Agosto de 1962, na Quinta do Freixo, Benafim. Emigrou com os seus pais para França, regressou com a família a Portugal e voltou a emigrar desta vez para os Estados Unidos, onde viveu durante alguns anos, regressando definitivamente a Portugal. Viveu em Silves e regressou a Benafim onde viria a falecer de doença súbita no dia 17 de Fevereiro de 2012, com 49 anos de idade.

- Pub -

A exposição pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 10 às 13.30 e das 14.30 às 18 horas. A entrada é livre.

Facebook Comments
PARTILHE
Email: jornalpostal@gmail.com

Comentários no Facebook