Revista dá a conhecer últimos habitantes do Ameixial

Revista dá a conhecer últimos habitantes do Ameixial

231
PARTILHE
Livro contém fotografias de todos os habitantes do Ameixial com idade superior a 60 anos
Livro contém fotografias de todos os habitantes do Ameixial com idade superior a 60 anos

A Revista-Livro “60+” vai ser lançada no próximo domingo, pelas 15 horas, junto à escola primária do Ameixial. A tarde vai ser animada pelo grupo coral alentejano As Mondadeiras de Santa Cruz.

Trata-se de um álbum, da autoria de Maria Corgas, dos últimos habitantes com mais de 60 anos da freguesia do Ameixial, no interior do concelho de Loulé.

A obra, que conta com o apoio da Câmara de Loulé, é composta por 150 páginas de imagens a preto e branco e contém as fotografias de todos os habitantes da freguesia do Ameixial, com idade superior a 60 anos. O leitor pode folhear as paisagens desta freguesia, entrar dentro da genuína cultura e tradições da serra algarvia e das histórias das suas gentes.

“Aquela aldeia perdida nas entranhas do Caldeirão, este retalho de interior algarvio onde as pessoas se vão dizimando e perdendo, avista-se já a desertificação quase certa num amanhã breve… é de registar o dia em que um livro surgiu para não deixar cair no esquecimento as gentes humildes que são a prova de que ali houve vida e esse dia é domingo! Dali em diante os 300 e muitos rostos da 60+ serão sempre lembrados mesmo que não conhecidos e a sua cultura, sabedoria, formas de estar de ser de vestir serão a irrevogável marca de um povo que existiu e mereceu mais do que teve”, refere a autora.

- Pub -

Maria Corgas é o nome artístico de Maria João Costa Luz. Natural do Ameixial, estudou Design da Comunicação na Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve. Tem-se dedicado à escrita é à pintura.

Facebook Comments
PARTILHE
Email: jornalpostal@gmail.com

Comentários no Facebook