Concurso literário promove a leitura nos mais jovens

Concurso literário promove a leitura nos mais jovens

200
PARTILHE
Trabalhos têm de incidir sobre a obra de Sophia de Mello Breyner Andresen
Trabalhos têm de incidir sobre a obra de Sophia de Mello Breyner Andresen

A décima edição do Concurso Literário “Sophia de Mello Breyner Andresen” já se encontra a decorrer.

Trata-se de uma iniciativa das Câmaras de Lagos e de Loulé, através das respectivas bibliotecas municipais, que tem como principal objectivo incentivar para a leitura entre os mais jovens, das obras desta conhecida escritora.

De acordo com o respectivo regulamento, são admitidos a concurso trabalhos de poesia, prosa ou ensaio (em língua portuguesa), e ilustrações (originais e inéditos até à data da decisão final), que incidam sobre a obra literária de Sophia de Mello Breyner Andresen. Podem apresentar trabalhos todos os estudantes que frequentem escolas do 3º ciclo do Ensino Básico e Escolas do Ensino Secundário, ou equiparado, da região do Algarve. Os mesmos devem ser entregues até ao dia 20 de Março de 2015 (inclusive) na Biblioteca Municipal de Lagos Dr. Júlio Dantas ou na Biblioteca Municipal de Loulé, Sophia de Mello Breyner Andresen (data do correio).

O concurso pretende ter uma periodicidade anual, e a entrega de prémios acontece, rotativamente, numa das duas bibliotecas, no fim-de-semana mais próximo do dia 23 de Abril, “Dia Mundial do Livro”. Nesta edição, a entrega está prevista ocorrer em Loulé, no dia 18 de Abril de 2015.

- Pub -

Para as duas modalidades do concurso, está previsto um único júri, constituído por um representante da Câmara de Lagos, um representante da Câmara de Loulé, um representante da Direcção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, um representante da DREALG – Direcção Regional de Educação do Algarve e um escritor convidado.

No que diz respeito aos prémios, serão atribuídos dois prémios a cada nível de escolaridade e para cada categoria, sendo entregues em cartões-oferta a levantar em livrarias locais de Lagos ou Loulé.

As Câmaras de Lagos e Loulé ficam detentoras de todos os trabalhos, reservando para si os direitos de divulgação ou publicação dos mesmos. Para mais informações, e conhecimento integral das Regras de Participação do Concurso os interessados poderão consultar este assunto em www.cm-lagos.pt.

Facebook Comments

Comentários no Facebook