Espírito do Natal celebra-se em toda a região

Espírito do Natal celebra-se em toda a região

278
PARTILHE
Não faltam eventos e propostas um pouco por toda a região neste Natal
Não faltam eventos e propostas um pouco por toda a região neste Natal

Apesar das contingências orçamentais que atingem as autarquias há anos, todos os concelhos do Algarve prepararam iniciativas que desde o início de Dezembro têm como objectivo não deixar passar em claro a época de Natal.

A tradição ainda é o que era e, sem excepção, com maior ou menor programação, todos os 16 municípios têm iniciativas das autarquias, de privados e parcerias que fazem recordar a todos que o Natal está à porta.

O Postal seleccionou em todos os 16 concelhos iniciativas a que ainda pode assistir ou visitar e traz-lhe uma agenda para a época natalícia com eventos para todas as idades e gostos. 

Aljezur, Vila do Bispo e Lagos

- Pub -

Do muito que se vai passar de lés-a-lés por terras algarvias, a agenda de Natal do Postal começa em Aljezur no extremo noroeste da região que tem presépios em exposição no Espaço + e que agendou para dia 20 na Carrapteira e em Odeceixe concertos de Natal pela Banda Filármónica dos Bombeiros Voluntários de Aljezur, respectivamente no Clube Os Amigos da Carrapateira, pelas 14.30, e na Igreja de Odeceixe, pelas 18 horas. Estes concertos de Natal terminam no dia 21, em Aljezur, pelas 21.30 horas, na Igreja Matriz.

Já Vila do Bispo propõe um sorteio de Natal para os compradores no comércio local até dia 23, data da revelação de quem vai levar para casa um cabaz de Natal. A exposição Natal Ecológico mostra no Centro Cultural local trabalhos alusivos à época realizados por alunos e jovens do concelho.

Lagos sugere uma visita à Mãe Natal, que marca presença, até dia 24, na Praça Luís de Camões, junto à árvore de Natal, entre as 10 e as 12 e das 14 às 17 horas.

Por terras lacobrigenses pode ainda visitar o Presépio de Natal Animado, até 6 de Janeiro, entre as 15 e as 19 horas. Uma obra de José Cortes visitável no número 18 da Rua 5 de Outubro.

Lagos também conta com animação de rua durante este período e com um concurso de Natal destinado aos que façam compras no comércio local.

Portimão, Silves, Monchique e Lagoa

Em Portimão o Natal mostra-se nas ruas de todas as freguesias através do projecto Criar Natal 2014, com obras evocativas desta quadra realizadas a partir de garrafas e garrafões de plástico reciclados.

Um convite imperdível é o de percorrer o Caminho dos Presépios onde poderá ver, numa rota pré-definida, exemplos de presépios expostos em 55 estabelecimentos do comércio local, ao mesmo tempo que se habilita a prémios.

Monchique pode escolher entre o Mercadinho de Natal, até ao dia 21, no Largo dos Chorões, entre as 10 e as 19 horas, a Mostra Gastronómica, que dura até dia 6 de Janeiro, e muita animação infantil onde o destaque vai para o Globo de Neve que promete deliciar pequenos e adultos.

Silves celebra o Natal com um presépio tradicional algarvio exposto no edifício da Câmara e com uma acção solidária que propõe que cada pessoa que visite os Paços do Concelho até 8 de Janeiro deixe ali uma oferta alimentar, numa campanha que quer recolher alimentos para serem entregues às instituições de solidariedade social do concelho.

Já Lagoa promove na Adega Cooperativa do Algarve, entre as 10 e as 17 horas, dias 24 e 25, um Mercado de Natal pela mão do Internacional Rotary Clube de Porches e da Arte Algarve, onde pode encontrar produtos tradicionais portugueses e holandeses, moda e pinturas.

Albufeira e Loulé

No centro do Algarve, Albufeira convida a conhecer a exposição “Um Natal mais ecológico em Albufeira”, patente na Galeria de Arte Pintor Samora Barros, até dia 27, e que mostra trabalhos alusivos ao Natal feitos a partir de produtos reciclados.

A 20 de Dezembro Albufeira recebe novamente a iniciativa Luz da Paz, pelas 18 horas, na Igreja Matriz, e no dia 21 em Ferreiras, na Igreja de São José. A Luz da Paz simboliza a fraternidade, a igualdade e a paz entre os povos e permanece depois nos Paços do Concelho onde poderá ser visitada por todos.

Já em Loulé o Natal tem um programa extenso e invejável, que inclui um desfile de moda, no dia 19, pelas 21 horas, no Mercado Municipal, um Mercadinho de Natal que terá lugar na Praça da República durante o dia 20 e a Aldeia dos Sonhos, que ocupa a Cerca do Convento entre as 14 e as 20 horas dos dias 20 e 21.

Quanto a concertos de Natal Loulé propõe quatro momentos, com início dia 19, na Igreja de São Sebastião, pelas 21 horas, passando pela Igreja de Nossa senhora da Conceição em Querença no dia 20, pelas 16 horas, e terminando dia 21 com concertos na Igreja de Santa Rita em Tôr e pela Igreja de São Pedro do Mar em Quarteira, ambos às 16 horas.

Pode ainda visitar os vários presépios existentes em Loulé, na Alcaidaria do Castelo e pelo antigo edifício do Atlético, e em Alte, percorrendo o Roteiro dos Presépios.

São Brás, Faro, Olhão e Tavira

Há muito para ver e fazer nestes quatro concelhos algarvios por estes dias. São Brás propõe no dia 19, pelas 20 horas, um concerto de Natal com os grupos Bella a Capella e Veredas da Memória e muita animação para os pequenotes para os dias 19, 22 e 23, no Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha, cuja proposta assenta na iniciativa Férias com Ciência.

O comércio local tem também em São Brás um concurso destinado a premiar os compradores das lojas comerciais da vila, que podem, além de fazer as suas compras, ouvir, a partir das 10 horas de dia 20, uma arruada da Banda Filarmónica local.

A capital de distrito propõe uma Rota dos Presépios até 6 de Janeiro, para conhecer os presépios da cidade e de Santa Bárbara de Nexe.

No dia 20 as atenções estão focadas no Jardim Manuel Bívar, onde os mais pequenos podem assistir a iniciativas do Centro de Ciência Viva da cidade ou participar numa aula de hip hop.

Ainda neste dia, pelas 21.30 horas, o concerto de Natal tem lugar na Igreja de São Pedro, onde se apresentarão as várias formações do Coral Ossónoba.

A cidade cubista tem patente até 9 de Janeiro, na Biblioteca Municipal, a exposição de Uma História de Natal e celebra a quadra com o tradicional concerto de Natal com o Orfeão de Viseu a actuar na Igreja Matriz, no dia 20, pelas 21 horas.

Já Tavira promove o seu concerto de Natal, na Igreja do Carmo, no dia 20, pelas 21.30 horas e convida a visitar o magnífico presépio dos Bombeiros Municipais de Tavira no quartel dos soldados da paz na cidade do Gilão.

Castro Marim, Alcoutim e Vila Real

A vila de Castro Marim propõe por estes dias uma visita a Odeleite para conhecer a Aldeia Presépio. Odeleite acolhe nos dias 20 e 21 e 27 e 28, na principal artéria da localidade, um presépio vivo com mais de 50 figurantes, a que se junta uma mostra de artesanato e produtos locais e que conta ainda com uma imperdível mostra da gastronomia local.

Alcoutim vive a quadra do Natal com três destaques, o presépio em exposição em Martim Longo e dois bailes de Natal a terem lugar no dia 20 em Farelos e no Centro Náutico, garantindo música e muita animação às noites serranas.

Por fim, Vila Real de Santo António tem a decorrer na Praça Marquês de Pombal, até dia 6 de Janeiro, a Aldeia de Natal para fazer as delícias dos mais pequenos que podem visitar a casa do Pai Natal, deslizar na pista de gelo e ouvir muita música, enquanto os adultos têm à sua espera uma feira de Natal e uma mostra de artesanato, tudo entre as 10 e as 20 horas.

Destaque máximo para o presépio gigante que no Centro Cultural António Aleixo exibe mais de quatro mil figuras, num cenário que utiliza cerca de 20 toneladas de materiais. Um presépio que faz jus à tradição vila-realense e que põe a cidade do Guadiana na rota obrigatória dos passeios de Natal.

Agora já sabe, não há razão para não se divertir e passear nesta quadra natalícia. O Algarve espera por si com o espírito de Natal a espreitar em cada esquina.

Facebook Comments

Comentários no Facebook