Festival 6 Continentes aquece o mundo ao ritmo da lusofonia

Festival 6 Continentes aquece o mundo ao ritmo da lusofonia

224
PARTILHE
Domingos, o conhecido vocalista dos Iris que actuam em Cabanas de Tavira, no Bar da Ria, no âmbito do festival
Domingos, o conhecido vocalista dos Iris que actuam em Cabanas de Tavira, no Bar da Ria, no âmbito do festival

O Festival 6 Continentes, também conhecido como Festival Internacional da Música Lusófona, chega no próximo dia 6 de Dezembro ao Algarve, ao país e ao mundo, naquele que será o primeiro festival musical a envolver activamente vários países e comunidades de língua portuguesa em simultâneo.

Em todos os locais que integram esta primeira edição terão lugar actuações musicais, projecção de filmes, exposições de pintura, escultura e fotografia, bem como, performances de dança e bailado, a par de artes de palco e mostras gastronómicas. Reservado têm também espaço a poesia, os colóquios, o artesanato e a arte urbana, refere a organização.

No continente estão confirmadas 38 localidades que acolherão o evento internacional a que se juntam mais três localidades no conjunto de Madeira e Açores, num total de 41 locais onde o Festival 6 Continentes promete dar que falar.

Já no Algarve a adesão salda três concelhos, Faro, Loulé e Tavira, com Cabanas de Tavira a receber o evento no Bar da Ria, junto à marginal da localidade.

A programação conta neste caso com a actuação dos Íris, a mais conhecida banda rock algarvia, fado pela voz de Amélia Janes e uma exposição de fotografia “Provérbios fotografados”, que será ali exibida a par de uma exposição de artesanato intitulada “Pintura sobre telha”.

Tempo ainda para a projecção do filme “Armação da Abóbora”, uma recolecção cinematográfica da armação do atum que durante décadas deu trabalho às gentes de Cabanas de Tavira. 

O festival no mundo

Confirmadas estão também ao redor do globo as cidades de Perth na Austrália, Díli em Timor, Macau, Nagoya no Japão e Damão na Índia.

Da Ásia para a América do Sul o ‘6 Continentes’ marca presença em Buenos Aires, capital da Argentina e na congénere uruguaia, Montevideu. O Brasil conta com Aracaju, São Paulo e Rio de Janeiro a juntarem-se à festa da lusofonia, a par de João Pessoa, Fortaleza, São Gonçalo, Maricá e Niteroi.

Na Europa a somar a Portugal estão Londres, Cardiff e Wrexham, o Reino Unido, Madrid, Paris, Bruxelas, Lucerna e a Cidade do Luxemburgo.

Em África duas adesões, Joanesburgo e Cidade da Praia.

Razões de sobra para se juntar a um mar de gente que no próximo dia 6 promete pôr o planeta a vibrar ao som desta forma única que é ser lusófono.

Facebook Comments

Comentários no Facebook