Presépio vivo anima aldeia de Odeleite

Presépio vivo anima aldeia de Odeleite

232
PARTILHE
Recriação histórica e viva conta com mais de 50 figurantes
Recriação histórica e viva conta com mais de 50 figurantes

A aldeia de Odeleite, em Castro Marim, vai comemorar a quadra natalícia com a recriação de um presépio vivo com mais de 50 figurantes, mas não só. Também vai acolher uma mostra de artesanato, mercado de produtores locais, tasquinhas com iguarias várias e muita animação natalícia nos fins-de-semana de 20/21 e 27/28 de Dezembro.

Odeleite aposta este ano num presépio bem original. Trata-se de uma recriação histórica, e viva, que conta com mais de 50 figurantes, desde camponeses carpinteiros, guardas romanos, reis magos e os tradicionais protagonistas: Jesus, Maria e José. “O presépio feito com materiais diversos, desde fibras, canas, madeira, cortiça, palha, areia e pedras, encontra-se na rua principal da localidade e vai mobilizar toda a aldeia, que vai vestir o traje e encarnar a personagem natalícia”, refere a câmara castromarinense em nota de imprensa.

Para além do Presépio existe um diversificado rol de actividades para todas as faixas etárias. Para os mais pequenos, um espaço infantil com pinturas faciais, jogos tradicionais, passeios de burro e a participação de vários grupos escolares e instituições sociais do Baixo Guadiana.

Produtores locais e artesãos mostram ofícios de outrora

- Pub -

Para os graúdos uma feira que conta com 25 produtores locais e 20 artesãos que demonstram os ofícios de outrora. Tasquinhas com iguarias inúmeras e petiscos diversos, sem esquecer o famoso caldo verde. Ainda para os mais gulosos e curiosos, os ateliers de pão e doces tradicionais na Casa de Odeleite, onde quem assiste é convidado a provar e a “meter a mão na massa”.

Em grande destaque na animação a presença do humorista Serafim, que vai contar os mais belos (e bem-humorados) contos de Natal no dia 27 de Dezembro. O presépio de Odeleite pode ser visitado de 20 a 28 de Dezembro, no entanto os figurantes in situ, e toda a animação na localidade, acontecem apenas nos fins-de-semana de 20/21 e 27/28 de Dezembro.

A entrada no presépio vivo de Odeleite tem o valor simbólico de um euro que reverte para a Associação Social da Freguesia de Odeleite no apoio à infância e aos idosos da localidade.

A iniciativa “Aldeia Presépio” pretende promover a localidade de Odeleite e captar visitantes à aldeia histórica do concelho de Castro Marim.

De salientar que esta é uma iniciativa da Associação Social da Freguesia de Odeleite que conta com o apoio da Junta de Freguesia de Odeleite e Câmara de Castro Marim.

Mais informações disponíveis em: www.facebook.com/municipio.castromarim.

Facebook Comments

Comentários no Facebook