Actividades da dieta mediterrânica envolveram mais de 800 participantes

Actividades da dieta mediterrânica envolveram mais de 800 participantes

221
PARTILHE
As acções decorreram entre Março de 2013 e Dezembro de 2014
As acções decorreram entre Março de 2013 e Dezembro de 2014

No seguimento da inscrição da Dieta Mediterrânica como Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO e da exposição acerca desta temática, patente no Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria, o Município de Tavira levou a cabo o ciclo “Passeios e Comeres da Dieta Mediterrânica”, o qual integrou um conjunto de actividades de divulgação e investigação sobre os saberes-fazeres da dieta mediterrânica que visam a salvaguarda patrimonial.

As acções decorreram entre Março de 2013 e Dezembro de 2014 e contaram com a colaboração de diversas entidades e da comunidade local.

Em 2013, realizaram-se 12 iniciativas (sete demonstrações culinárias e cinco passeios), contabilizando um total de 301 participantes. “Folar da Páscoa”, “Plantas silvestres alimentares”, “Polvo”, “Santos populares, aromas e mezinhas”, “Figo seco”, “Olival e azeitona”, “Jantares e paisagens a caminho do inverno”, assim como “Doces de natal” foram os temas em análise.

No ano passado, efectuaram-se 19 actividades (nove demonstrações culinárias e dez passeios), num total de 524 intervenientes. Em destaque estiveram os seguintes assuntos: “Saberes e sabores de Inverno”, “Saberes e sabores da caça”, “Hortas e fazendas”, “Dos moinhos e dos cereais”, “Maios e maias”, “Mel e abelhas”, “Cascabulhos, conquilhas e berbigão”, “Alfarroba”, “Vinha e vinha”, “Pelos caminhos da ovelha churra” e “Brunhóis (doçaria de Natal)”.

- Pub -

Ao longo deste ciclo fizeram-se 31 acções, das quais 16 foram demonstrações culinárias e 15 foram passeios de interpretação no território, o que perfez a participação de 825 pessoas.

Facebook Comments
PARTILHE
Email: jornalpostal@gmail.com

Comentários no Facebook